domingo, 28 de novembro de 2021

O Governo PS tudo fez para acabar com o "sexta às 9" da Fátima Felgueiras (Teixeira da Mota o advogado que mais condenações a Portugal conseguiu no TEDH)

A equipa do programa "Sexta às 9" questiona a Direção de Informação da RTP sobre a suspensão do programa de investigação, cuja atual temporada deveria terminar em dezembro mas tem o último episódio nesta sexta-feira, na sequência da saída da jornalista Sandra Felgueiras da televisão pública.

A Direção de Informação (DI) da RTP informou o Conselho de Redação, em reuniões na terça-feira e na quinta-feira, que Sandra Felgueiras entregou a carta de demissão a 16 de novembro e que apresentou essa decisão como "um facto consumado", quando questionada sobre "se havia espaço para negociação ou discussão" sobre a sua permanência na estação de televisão pública.

Segundo a ata da reunião, o diretor de Informação, António José Teixeira, indicou que "nunca recebeu qualquer pedido da equipa do Sexta às 9 para uma reunião". Acrescenta que numa reunião a 13 de outubro, "houve, pela primeira e única vez, uma sugestão da coordenadora para que os restantes elementos do programa participassem". Acrescenta que "foi entendimento da DI que essa reunião deveria ser apenas com a coordenadora e que uma conversa mais alargada poderia ser posterior".

A DI sublinha ainda, a propósito da falta de recursos, que o programa "nunca teve mais do que cinco jornalistas".

Na sequência da demissão de Sandra Felgueiras, a RTP decidiu suspender o programa de investigação que é emitido semanalmente à sexta-feira após o Telejornal. A temporada em curso estava previsto decorrer até 17 de dezembro. O último programa será emitido nesta sexta-feira, dia 26.

Uma decisão que a equipa do "Sexta às 9" critica, confessando sentir-se "humilhada" devido ao silêncio da DI com a falta de recursos do programa e os trabalhos de investigação já em curso com vista a emitir até ao fim da temporada.

"É com profunda indignação que fomos confrontados com a decisão de suspender o Sexta às 9 já a partir da próxima sexta-feira através de uma nota enviada pela Direção de Informação sem que esta nos tenha dirigido uma única palavra sobre este assunto; É com profunda humilhação que vemos tudo isto acontecer, depois de meses de silêncio em relação à falta de recursos do programa; e quando temos em curso várias investigações relevantes que são do conhecimento da Direção de Informação e que só têm enquadramento no âmbito de um programa de investigação", refere a equipa do "Sexta às 9" numa carta aberta à qual o DN teve acesso. (fonte JN)


 https://www.rtp.pt/play/p8163/sexta-as-9








4 comentários:

  1. Talvez seja uma boa ideia. Um sexta às nove daqui...

    ResponderEliminar
  2. Esta jornalista dava uma boa cabeça de lista pelo Ptp nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  3. O gilinho está na maior.Quer que o tempo volte para trás. Falta de quórum actual.....dá nisto.!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Aqui na RTP Madeira do vendido do Rosa nem sexta nem sábado?

    ResponderEliminar