terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Em politica não há gratidão nem ninguém agradece seja lá o que for

 Vejam a lista de deputados do PSD/Madeira para as eleições do dia 10 de Março à Assembleia da República?. A deputada Sara Madruga da Costa queria continuar e foi preterida  por outra personagem. Uma ilustre desconhecida sem folha de serviços em prol do partido. Todo o trabalho desenvolvido na AR pela senhora deputada Sara Madruga, não foi valorizado pelo sr. Albuquerque. Ele achou que a Paula Margarido e o senhor Paulo Neves seriam melhores. 

 Agora este senhor Paulo Neves é que vai ficar de novo todo cagão. Agora vai ter que usar de novo o sotaque cubano para que ninguém diga que ele é ilhéu. Paulo Neves é um peralvilho e o sr. padre das esmolinhas é muito amigo dele. 

Peralvilho: é um indivíduo afetado nas maneiras, no falar e no vestir, casquilho, peralta.

https://www.dnoticias.pt/2023/12/12/386334-pedro-coelho-paula-margarido-e-paulo-neves-na-lista-do-psd/

Numa altura em que os partidos escolhem os candidatos à Assembleia da República, com algumas figuras da praça madeirense a demonstrarem muito interesse por estarem entre o lote de 230 eleitos, cresce a curiosidade em saber o que tanto faz correr para um lugar como este? Porquê de tanto interesse em desempenhar esta função? Será apenas pelo exercício da função? Será pelo vencimento? Visibilidade?  

Vamos a contas.

O valor ilíquido de um deputado em São Bento é de 3.977,66 euros. É um valor fixo para todos os deputados, independentemente do círculo eleitoral pelo qual sejam eleitos ou da morada declarada de residência. São mais 3% do que auferiam em 2022.

O presidente da Assembleia da República que também foi eleito deputado recebe 6.364,25 euros brutos, mas somando com despesas de representação, o vencimento sobe para 8.591,74 onde já estão incluídas as habituais ajudas de custo e subsídios de deslocação de 2.545,70 euros.

Presença parlamentar

Um deputado da Madeira tem o direito a receber 69,19€/dia. Serve para compensar a deslocação, nomeadamente para colmatar despesas de alojamento e refeições. É um valor diário, multiplicado pelo número de vezes que o deputado compareceu, nesse mês, aos trabalhos parlamentares (seja plenário, seja comissão parlamentar, sejam reuniões parlamentares — desde que decorram na Assembleia da República).

Despesas de Representação

Por exemplo, numa semana, um deputado pode usufruir de 397,77 euros semana se estiver em regime de exclusividade. À segunda é dia reservado para contacto com eleitorado.

Deslocações 

Para as viagens existem dois modelos: apresentação de factura ou valor mediano.

Descontos e isenções fiscais

O rendimento bruto não está isento de impostos e das respectivas contribuições para a segurança social (11%). Nalguns casos ainda existe um desconto para o partido a que pertence que pode chegar aos 100 euros mensais. Há ainda descontos de IRS aplicado a rendimentos por trabalho dependente a taxa aplicada ao deputado. 

Rendas caríssimas

 O mercado imobiliário em Lisboa disparou. O portal Idealista indica que apartamentos T1 na Avenida da Liberdade pode custar cerca de 1.800 euros. Em Alvalade 1.300 euros ou em Alfama 950 euros. 

Comparações

Se compararmos com o salário mínimo - 785 euros - estamos a falar de uma diferença gigantesca de 300% que um deputado recebe a mais quando comparado com um trabalhador madeirense. 

Por estas razões será fácil concluir que, ser deputado à Assembleia da República, pode ser considerado apelativo em resultado da maioria dos vencimentos dos portugueses. 

https://www.dnoticias.pt/2023/12/12/386348-quanto-ganha-um-deputado-na-assembleia-da-republica/

13 comentários:

  1. Paulo Neves o peralvilho. Padre das esmolinhas gostava muito dele

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem fez o Albuquerque a se livrar da Sara Madruga, era uma massacre ouvi-la falar. Pior que uma câmara de tortura.

    ResponderEliminar
  3. Os tipos não tinham carisma nenhum. Estes não são melhores. Uma lista fraquinha. Mas Paula Margarida prometeu ao Albuquerque rezar aos santos todos para vencer o PS. Consta que é uma grande beata.

    ResponderEliminar
  4. A Paula Margarida vai ser pior que o Coelho a desfiar parábolas bíblicas na Assembleia.

    ResponderEliminar
  5. Graças a Deus que nós vimos livres da Sara Madruga. Ninguém a suporta no PSD. A tipa é chata e bajuladora. Quase que se mata para ficar numa foto ao lado do Albuquerque. Consta que andou a pedir as pessoas para votar nela no estudo de opinião que o Dnoticias fez sobre quais os candidatos a ser escolhidos à AR.

    ResponderEliminar
  6. Albuquerque fugiu e nao encabeça a lista. Medo de perder votos e deputados como vai acontecer. O de Camara de Lobos nao tem processos judiciais pendentes?! O Montenegro aceita?

    ResponderEliminar
  7. A outra da assembleia também saiu . Muito bem!!! Já andava toda despenteada ! E vai ficar despenada!

    ResponderEliminar
  8. Só falta sair aquela Clara qualquer dia os militantes todos fazem um abaixo assinado a pedir que ela saia e os lambebotas que ela protege

    ResponderEliminar