Morreu o antifascista Camilo Mortágua
O antifascista Camilo Mortágua, pai das deputadas do Bloco de Esquerda Mariana e Joana Mortágua, morreu hoje aos 90 anos, segundo uma nota enviada à Lusa pela família.
"A família informa que Camilo Mortágua morreu esta madrugada, dia 1 de novembro, aos 90 anos. Partilhamos com os muito amigos e companheiros que se cruzaram com Camilo Mortágua a alegria de termos testemunhado uma vida de convicções, de compromisso com a liberdade e com a solidariedade", pode ler-se na nota.De acordo com as informações avançadas, o velório decorre hoje a partir das 17h30 na casa mortuária de Alvito (Rua da Misericórdia). O funeral está marcado para sábado, às 11:00, partindo da casa mortuária para o cemitério de Alvito (distrito de Beja).
Natural de Oliveira de Azeméis, Camilo Mortágua emigrou para a Venezuela em 1951, com 17 anos. Foi a partir desse país que começou a lutar contra o fascismo em Portugal, integrou a Direção Revolucionária Ibérica de Libertação e participou no assalto ao navio Santa Maria, em 1961, sob o comando do capitão Henrique Galvão.
Nesse mesmo ano, juntamente com o revolucionário Palma Inácio e outros antifascistas, desviou um avião da TAP no percurso entre Casablanca (Marrocos) e Lisboa para largar sobre a capital portuguesa 100.000 panfletos contra o regime salazarista.
Já em 1967, esteve envolvido num assalto à filial do Banco de Portugal na Figueira da Foz para financiar a atividade antifascista. Nesse mesmo ano, está na fundação da Liga de Unidade e Ação Revolucionária (LUAR).
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/morreu-o-antifascista-camilo-mortagua
O dia do assalto ao Santa Maria contado por Camilo Mortágua, responsável pelo ataque à casa das máquinas. Depois de várias hesitações tudo decorreu com tranquilidade. Eram poucos mas os boatos que fizeram correr dentro do barco fizeram parecer que eram muitos.
Menos um bombista e chulo do erário público.
ResponderEliminarMenos um esquerdista lambecus de Nicolás Maduro. Ontem já era tarde. Wokismo e esquerdalha bandida só tem um destino...
ResponderEliminarRua com os comunas!!! Eu quando vejo um comuna fico logo com a língua solta!!!
ResponderEliminarO JPP está de luto, morreu o mentor político do Élvio Maduro...Comunistas disfarçados! Corja bandida de Gaula
ResponderEliminarComentários jardinistas de reaças da Madeira.
ResponderEliminarMonólogos de Mira de submundo, o frustado.
EliminarA aberração da Venezuela.
Este é parecido ao Coelho, não fez absolutamente nada pelo país e pelas pessoas, só desgraças, terrorismo e ideais comunistas/socialistas. Chulagem de esquerda.
ResponderEliminarE tu mamas na teta do poder
EliminarViva Camilo grande herói anti-fascista
ResponderEliminarMenos um a mamar na teta do Estado, ainda por cima esquerdista, comunista, terrorista...Não deixará saudades, nem aos seus.
ResponderEliminarEsse comunista de merda viveu foi muito. Gente honesta e trabalhadora a morrer mais jovem e esse terrorista andou aí a viver à grande e a mamar do estado.
ResponderEliminarMais um cabrão comuna que desaparece. Já deve muitos anos à cova
ResponderEliminarTem traços faciais de índio
ResponderEliminar