Amílcar Cabral
Inocêncio Kani o assassino
Biografia do Comandante Inocêncio Kany - autor material que assassinou o chefe da guerra, Camarada Amílcar Lopes Cabral
Comandante Inocêncio Kany, Nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1938 em Bubaque sector do mesmo nome Região de Bolama/ Bijagós.
Cumpriu o serviço Militar em Bissau, entre 1959 curiosamente, ao serviço das tropas colonial
Português.
1960, Comandante Inocêncio Kany, ingressou no
PAIGC.
Inocêncio Kany, foi catequista em 1963. No ano seguinte, ingressou a guerrilha, como chefe da base de Mansodé, sector de Mansaba.
1967, Inocêncio Kany, frequentou a Academia Naval na União Soviética (URSS).
1969, foi nomeado Comandante da Marinha de Guerra da Luta da Libertação da Guiné e Cabo Verde.
Comandante Inocêncio Kany, ligado ao PAIGC que desde a sua fundação, como membro do Comité Executivo da Luta Armada, foi dele excluído em agosto de 1971, por unanimidade e exonerado da sua participação no Comité Tripartido que dirigia a Marinha. E, a seguir, assume o comando de uma Vedeta.
É ele, autor material que assassinou o chefe da guerra, Camarada Amílcar Lopes Cabral, no dia 20 de Janeiro de 1973 em Conacry, República da
Guiné - Conacry.
Março de 1973, todos os conspiradores foram enviados para o Tribunal do PAIGC. E, Este Tribunal Militar decidiu que, todos os cabecilhas seriam fuzilados na Guiné Bissau, dividindo- se previamente os criminosos em quatro grupos;
Inocêncio Kany e Luís Teixeira encontram os seus fins ingloriosos na região de Máxima de
Boé.
Meio século sem Cabral
20 de Janeiro de 1973. 23 horas. Um grupo chefiado por Inocêncio Cani prende Amílcar Cabral e a mulher. Cabral resiste, Cani atinge-o com um tiro, tendo depois ordenado a um acompanhante que lhe desse uma rajada, que mata o líder do PAIGC. Um grupo chefiado por Mamadu N’Djai prende Aristides Pereira, mete-o numa vedeta do partido e ruma a Bissau. Um outro grupo, chefiado por João Tomás Cabral, assalta a prisão do PAIGC e liberta Mário Mamadou Touré e Aristides Barbosa, os cabecilhas do golpe. Foi há meio século.
https://expressodasilhas.cv/dossiers/20-de-janeiro-50-anos-sem-cabral
cuelho, tem a devida vergonha. Vai estudar. Deixa de ser um ignorante atrevida que pensa que sabe. A cuelha também. Que vá estudar. Senão estudar a cuelha, irá bater no BurguerFest a fritar semilhas congeladas.
ResponderEliminarA cuelha vai vender cebolas mais a ceboleira do Caniço para o Mercado Municipal de Santa Cruz
EliminarGrande Inocêncio que limpou o sebo a esse terrorista
ResponderEliminar