quarta-feira, 7 de junho de 2023

“A Batalha de Okinawa foi a maior da campanha do Pacífico”

 2ª Guerra USS Mannert L. Abele foi atingido por kamikazes e pela bomba voadora Ohka durante a Batalha de Okinawa 


.NAVAL HISTORY AND HERITAGE COMMAND WASHINGTON 

Um destróier da Marinha americana afundado em 1945 por kamikazes durante a Batalha de Okinawa, na 2ª Guerra, foi localizado por um grupo de exploradores no Oceano Pacífico, no fim de maio.

 O USS Mannert L. Abele foi o primeiro navio de guerra atingido pelo que era, na época, uma nova arma japonesa chamada Ohka – uma bomba voadora capaz de chegar a quase 1.000 km/h. O Lost 52 Project, grupo que faz buscas por submarinos e navios de guerra afundados no conflito, localizou a embarcação em dezembro. O Comando de História e Patrimônio Naval da Marinha dos EUA, em Washington, responsável por rastrear os 3 mil navios e submarinos que a Marinha perdeu em tempos de guerra e de paz, confirmou a descoberta em abril. “A Batalha de Okinawa foi a maior da campanha do Pacífico”, explica Tim Taylor, líder do Lost 52 Project. Ele classifica a descoberta de monumental em razão do número de baixas – 50 mil só do lado americano. O achado, porém, tem um significado pessoal para o líder do grupo. “O navio de meu pai foi atingido por um kamikaze dez dias antes de o Abele ser afundado na mesma área.”

SUICIDAS. 

O pequeno navio de guerra foi um dos muitos que formaram um cerco em volta de Okinawa durante a campanha para tomar a ilha na 2.ª Guerra. Ele usava seus radares para identificar aviões inimigos vindos da área central do Japão e transmitia informações a porta-aviões americanos, que então podiam lançar caças para interceptá-los. O Abele se defendeu de vários ataques de pilotos kamikazes japoneses, que realizaram missões suicidas perto do fim da 2.ª Guerra. Mas sucumbiu quando dois aviões o atingiram a estibordo e explodiram, afundando-o. Até recentemente, sua localização exata era desconhecida. Ao todo, 84 marinheiros do Abele morreram – no naufrágio ou em seguida, quando pilotos japoneses metralharam os sobreviventes na água. Sam Cox, contra-almirante aposentado que lidera o comando histórico da Marinha, disse que foi fácil identificar o navio com as provas oferecidas pela equipe do Lost 52. A instituição considera que o Abele e outras embarcações afundadas em combate são túmulos – por isso, o navio ficará onde está, intacto. Cerca de uma dúzia de contratorpedeiros como o Abele foram afundados na campanha de Okinawa ao lado de outros navios, matando cerca de 5 mil marinheiros, diz Cox. O Lost 52 foi batizado em homenagem ao número de submarinos da Marinha americana que desapareceram na 2.ª Guerra. Com veículos subaquáticos, o grupo já localizou vários destroços, incluindo os do USS Grayback, submarino afundado perto de Okinawa um ano antes do naufrágio do Abele. 

l NYT Com veículos subaquáticos, o grupo já localizou vários destroços, incluindo os do USS Grayback, submarino afundado perto de Okinawa um ano antes do naufrágio do Abele.


Sem comentários:

Enviar um comentário