quarta-feira, 24 de julho de 2024

Rui Marote jornalista reformado que continua a fazer bom jornalismo na Madeira

 

Estepilha: a Madeira é como os meninos das caixinhas, sempre a pedir…
Foto R. Marote, 1978
Rui Marote
Quem não se recorda dos meninos da caixinhas, nos finais da década de Setenta do ano passado, e nos anos Oitenta, que tanto frequentavam a zona da Sé, e andavam à volta dos cafés Apolo e Coral.
Esta zona era o quintal destes jovens, na maioria oriundos do concelho de Câmara de Lobos. Diariamente fotografava episódios destas crianças, publicados nas páginas do Jornal da Madeira na rubrica “Ronda pela Cidade”, já lá vão 40 anos.
Os episódios da Polícia versus miúdos da pedincha faziam parte do cartaz turístico dessa época.
Recordo um casal de turistas almoçando na Cervejaria Coral, hoje centro Comercial da Sé. Bife com tradicional molho, acompanhado de ovo e batatas fritas. Importunados porém, por um menino das caixinhas, insistindo por uma moedinha.
O empregado conseguiu por largos momentos afastar o menino da caixinha para  fora da esplanada.
Mas o rapazinho voltou a insistir e o casal estrangeiro ignorou-o. Despeitado, o petiz, num abrir e fechar de olhos, sacou o bife do prato e seguiu numa correria louca em direcção à Avenida do Mar.
Era uma realidade que espelhava pobreza, exclusão, e as negociatas dos pais inescrupulosos que exigem dos miúdos que trouxessem para casa determinada quantia no final do dia.
Felizmente que, entretanto, este cartaz negativo foi erradicado e os meninos das caixinhas desapareceram do centro do Funchal. Só não sabemos é se as circunstâncias de exclusão que motivavam a sua existência também desapareceram, mas isso dava pano para mangas.
Estepilha: hoje temos outros “meninos das caixinhas”, que são nem mais nem menos do que os nossos políticos e governantes regionais. Diariamente têm sempre a mão estendida a Lisboa e à União Europeia.
Estão sempre insatisfeitos. Não vejo os Açores, com nove ilhas, baterem nesta tecla constantemente. Muitos foram os partidos que também já fizeram o “choradinho”, achando que isso lhes granjeia os aplausos do povo madeirense.
Ontem foi o dia do CDS invocando a renovação da frota pesqueira (espadeiros), que não oferece garantias de segurança aos pescadores, existindo embarcações que já perderam certificados de navegabilidade. A União Europeia fechou a “teta” e os governantes exigem que seja o Governo da República a comparticipar com verbas do orçamento do Estado, a renovação das embarcações.

12 comentários:

  1. Uma simples limitação de mandatos teria resolvido o problema. Assim, perpetua-se. Se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente. Não é preciso fazer um desenho.

    ResponderEliminar
  2. Esse trolha reformado devia estar num Lar em vez de estar a tirar lugar a escrevinhar a algum ardido que precisa de algo para mastigar. O caganita roedor ainda lhe dá palco

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pois é!!
      Esse blogue parece um moscardo que pousa em toda a merda

      Eliminar
    2. Caganita roedor? É a nova alcunha do Coelho?
      Qual é a alcunha da Coelha?

      Eliminar
    3. Promoção do réu. Detido durante semanas após ser levado de avião militar. Um criminoso. Enquanto não pagares, tu e a tua comandita, eu nunca descansarei. Nós estamos a trabalhar todos os dias. Não te rias.

      HAhahahaha
      Prosa do criminoso mira Macedo, no seu perfil, contra o Calado.

      Continuamos a rir da tua cara, os poucos que ainda te conhecem e se lembram do ser monstruoso que eras e és!
      Porco imundo.

      Eliminar
    4. Palavras não eram ditas e ..... É D Brás

      Eliminar
    5. O Senhor bispo então mandou o comuna de São Roque dar uma "curva" ?
      Cadê.. demora !!!!

      Eliminar
    6. Querias tu, seu bardamerdas, ter os tomates do Rui Marote

      Eliminar
    7. Mas ele tem tomates?.
      Consta que foi capado a seguir ao 25 de Abril

      Eliminar
  3. Esse Marote devia escrevinhar sobre um tal Coelho famoso pelos seus gamanços de flores nos cemitérios.

    ResponderEliminar
  4. Viva Rui Marote grande democrata da Madeira e sem medo

    ResponderEliminar
  5. Vade retro don brás. Figura diabólica, que está sempre com os ricos, morra no inferno.

    ResponderEliminar