sábado, 13 de dezembro de 2025

Governante caída em desgraça premiada com tacho milionário

 


SALÁRIO RONDA 7 MIL EUROS, A QUE SE SOMAM 500 € EM PORTAGENS E EM COMBUSTÍVEL

 A ex-secretária de Estado da Gestão da Saúde vai ganhar sete mil euros por mês para presidir à Metro de Lisboa (ML). Cristina Vaz Tomé foi afastada do Governo de Luís Montenegro após as eleições de maio, assumiu o lugar de deputada do PSD e acabou agora por ser nomeada pelo Executivo que integrou para um cargo em que vai receber mais.

  No Ministério da Saúde, onde perdeu a tutela do INEM na sequência de uma greve associada à morte de doentes, tinha um salário que rondava os 6780 euros brutos. Já no parlamento, o vencimento em exclusividade de funções vai até 6700 euros. Na empresa pública que gere o metropolitano da capital, o presidente do conselho de administração aufere 4962,48 euros, "pagos 14 vezes por ano, acrescido de 40% a título de despesas de representação, no montante de 1984,99 euros, pago 12 vezes por ano". E o que se lê no último Relatório do Governo Societário do ML, referente a 2024. Vaz Tomé terá ainda direito aos "bene-fícios sociais de aplicação generalizada a todos os trabalhadores da empresa", bem como a um "valor mensal de combustível e portagens afeto às viaturas de ser-viço", de cerca de 500 euros, a somar às ajudas de custo. Além disso, receberá um "abono para despesas com comunicações, onde se inclui o telefone móvel, o telefone domiciliário e a Internet, cujo valor máximo global mensal não pode exceder 80 euros".

 A nomeação da polémica ex-governante foi confirmada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, após parecer favorável da CReSAP, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que deu luz verde a uma série de nomes (ver apoios). Vaz Tomé, de 57 anos, substitui Vítor Domingues dos Santos, que morreu em junho.



3 comentários:

  1. Porquê a cuelhinha não estudou?

    ResponderEliminar
  2. Pó do Saara com elevada radioatividade pode ter chegado ao sul da Europa. Bombas nucleares francesas na origem
    https://sapo.pt/artigo/po-do-saara-com-elevada-radioatividade-pode-ter-chegado-ao-sul-da-europa-no-passado-bombas-nucleares-francesas-na-origem-5f5f-68a49bbc20291f011ad85a35

    ResponderEliminar