quinta-feira, 25 de junho de 2026

"Um mundo sem religiões" (padre das esmolinhas cede à liberdade de imprensa e publica carta herética no DN/Funchal)

O padre Ricardo publica carta de um leitor bastante esclarecido. Parece que teve uma certa razão quando traiu o bispo D. Teodoro!

 «Eu acredito que, hoje, poderíamos ter um mundo muito mais desenvolvido, muito mais inteligente e muito menos violento.

As pessoas teriam muito mais sabedoria e teriam mais amor umas pelas outras.

Não diria que o mundo hoje seria um paraíso, mas poderíamos andar lá perto.

Mas, infelizmente, ao longo destes dois mil anos, a religião católica fez de tudo para impedir que o ser humano viesse a ter inteligência.

E, para isso, a religião católica não hesitou em matar centenas de milhões de inocentes, homens, mulheres e crianças, só por terem ideias diferentes da religião.

A religião católica sempre teve medo da inteligência humana, porque a inteligência humana é a principal ameaça à religião católica e a todas as outras religiões que existem no mundo.

Durante centenas de anos, o ser humano foi impedido de pensar e de ter a sua opinião, foi impedido de descobrir coisas maravilhosas, foi impedido de inventar coisas.

Todos aqueles que tiveram uma ideia diferente da religião eram logo torturados e mortos na fogueira.

Sim, é verdade, a religião católica sempre morreu de medo da inteligência humana.

Porque a única coisa que pode acabar com a religião é a inteligência humana.

Não vou aqui falar dos milhões de crimes que a religião cometeu, porque não é isto de que eu quero falar.

A minha pergunta é: como seria o mundo hoje se o ser humano tivesse a liberdade para desenvolver a inteligência?

Eu acredito que o mundo hoje seria muito mais desenvolvido. Podíamos ter um mundo sem doenças, um mundo superinteligente, talvez viver noutro planeta fosse uma coisa normal hoje em dia.

Sim, o mundo seria totalmente diferente.

E hoje todas as religiões existentes no mundo continuam a fazer de tudo para que o ser humano não desenvolva a sua inteligência.

Não com violência como antes, mas manipulando as pessoas com mentiras e medos absurdos.

É tempo de deixarmos essas crenças de lado e começarmos a pensar pela nossa própria cabeça.

Este mundo está prestes a explodir e a tornar-se um caos, e as religiões estão a esfregar as mãos com isso.

Se continuarmos calados e se continuarmos a deixar livremente as religiões fazer o que elas quiserem, em pouco tempo nós teremos de novo a Inquisição.

É por essa razão que a extrema-direita tem cada vez mais força em todo o mundo.

Porque os extremistas de direita sempre tiveram o apoio das religiões.

Este texto que está hoje aqui no jornal, daqui a três ou quatro anos, este jornal já não irá ter a liberdade para o publicá-lo.»

Edgar B. Silva

https://www.dnoticias.pt/2026/6/25/496671-um-mundo-sem-religioes/

1 comentário: