quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Lei da difamação vai tramar Pedro Proença. [Art.º 184º a 187º do CP]

Rui Alves ganha 10 mil euros/mês para ser presidente do Nacional
 O juíz do sistema Paulo Barreto também é dirigente do CDN. Ganha menos que Rui Alves; é só 7500 euros por mês, acrescidos de mais 800 euros por mensais para ajuda da renda de casa. Que pena aquele pobrezinho!


“O Nacional, frente a outros adversários, nomeadamente aos grandes, teve uma prestação competitiva de assinalar. Relembro que o Nacional fez um bom jogo diante do FC Porto e fez um excelente jogo em Alvalade, onde chegou a estar a ganhar por 2-0. E ver uma diferença absolutamente inacreditável e direi mesmo inaceitável em termos de postura competitiva – se é sequer que podemos falar de postura em relação àquilo que se passou – com o jogo com o Benfica…”, defendeu.
O SC Braga foi inserido no mesmo raciocínio: “Eu lembro que o Sporting de Braga, que está em terceiro lugar, tem 19 golos sofridos, seis dos quais foram à custa do Benfica”.
O comentador afeto ao Sporting chegou mesmo a afirmar que, “se o Benfica precisar do resultado em Braga para ser campeão, o Benfica ganha em Braga”.
“É preocupante esta subserviência com que estas equipas vão ao Estádio da Luz. E digo mais: isto adultera a verdade desportiva. Estamos num alinhamento astral muito estranho. Muitíssimo estranho. A única coisa de positiva que eu vi nisto tudo foi que, pelo menos, o Costinha [técnico do Nacional] não acabou o jogo a rir como o Abel Ferreira [treinador dos minhotos]. É que o Abel pôs lá os jogadores a fazer figura de corpo presente na Luz e acabou o jogo a rir, aos abraços a Rui Vitória. Este pelo menos teve a decência de não se rir no final do resultado”, continuou.
Na próxima ronda, o SC Braga desloca-se... a Alvalade: “Eu espero que jogue contra o Sporting como jogou contra o Benfica. E espero que o Boavista, quando o Sporting for ao Bessa, tenha a mesma atitude competitiva que teve no Estádio da Luz. E espero que o Nacional da Madeira, quando receber o Sporting, tenha a mesma atitude competitiva que teve contra o Benfica”.
Os minhotos já reagiram e revelaram que vão apresentar uma queixa-crime contra Proença.
“Face à gravidade das declarações proferidas por Pedro Proença no programa televisivo "Prolongamento", emitido ontem pela TVI24, o SC Braga informa que não pode deixar de agir criminalmente e civilmente contra o comentador, por considerar que as insinuações por este concretizadas são altamente ofensivas da honra e bom nome do clube, da SAD, dos seus atletas e demais estrutura, bem como dos seus sócios e adeptos", reagiu o clube.
Mas o advogado não se limitou a apontar o dedo ao SC Braga. Também o Boavista foi visado: “O Boavista fez um jogo tremendo, no plano negativo, de intensidade agressiva, frente ao FC Porto, e que vendeu cara a derrota no Estádio de Alvalade, teve uma postura competitiva de quase auto-anulação no jogo contra o Benfica, na Luz, onde perdeu 5-1”.
Diogo Braga, administrador da SAD do Boavista, referiu-se às declarações feitas "num programa de televisão de cusquices" com "um total desprezo".
"Estes tristes palradores das máquinas de comunicação apenas estragam aquilo que nós amamos: o futebol", reagiu o responsável, citado por O Jogo.
Pedro Proença criticou ainda o Feirense, pela “agressividade tremenda” apresentada diante do Sporting. “E vemos depois estas equipas aparecerem no Estádio da Luz para fazerem figura de corpo presente”, continuou.
O sportinguista foi convidado a explicar se essas diferentes atitudes das equipas são estratégicas e combinadas: “Não sei se é propositado ou não. O Benfica teve a vida muito facilitada por adversários sem uma atitude digna dos emblemas que envergam. E isto é grave”.
A terminar, fez questão de levantar dúvidas sobre o momento em que algumas goleadas surgiram: ao Boavista, num momento em que era preciso segurar Rui Vitória; e diante do Nacional, num momento em que poderia ocorrer uma aproximação ao líder FC Porto.
Refira-se que também o Nacional anunciou uma queixa-crime contra Pedro Proença.
"Estas coincidências são cirúrgicas... Se precisar do resultado em Braga para ser campeão, o Benfica ganha em Braga. Escreve isto, Sousa Martins. O Braga não se vai meter na luta pelo campeonato. O Braga tem uma oportunidade histórica para ser campeão. Mas se a atitude for a mesma que ocorreu na Luz, legitima qualquer espécie de conclusão. E nós vamos interrogar-nos", terminou. (BANCADA)
O Nacional da Madeira emitiu um comunicado a avisar que terá "tolerância zero ao insulto e à ofensa", na ressaca da derrota por 10-0 diante do Benfica no Estádio da Luz.

Num comunicado com quatro pontos, o emblema madeirense faz saber que o "mau resultado num jogo de futebol não pode servir de desculpa para o insulto gratuito, o achincalhamento e a ofensa à dignidade, à honra e ao profissionalismo de todos aqueles que dia após dia dão o seu melhor em prol de uma instituição".O emblema insular faz saber também que já deu instruções ao departamento jurídico para a apresentação de "queixas-crime contra todos aqueles que puseram em causa a honra e o bom nome desta SAD e dos seus profissionais e ainda contra os orgãos de comunicação social que permitiram que se veiculasse esse tipo de afirmações".
É nesse sentido que o Nacional explica que, de igual modo, vão ser movidos "processos cíveis, no sentido de exigir reparação aos danos materiais e morais causados a esta SAD e seus profissionais".
Depois da derrota por 10-0 diante do Benfica, o Nacional avisa que vai estar atento contra quem "lesar a honra e o bom nome dos profissionais" que servem a sua instituição.
Eis o comunicado na íntegra.
"Analisando as declarações proferidas em vários programas televisivos e artigos de opinião em diversos jornais a propósito do jogo da jornada 21 da Liga NOS, Benfica-CD Nacional, disputado no passado domingo, o CD Nacional, Futebol SAD vem pelo presente informar o seguinte:
1 – O mau resultado num jogo de futebol não pode servir de desculpa para o insulto gratuito, o achincalhamento e a ofensa à dignidade, à honra e ao profissionalismo de todos aqueles que dia após dia dão o seu melhor em prol de uma instituição.
2 – Assim, foram já dadas indicações ao departamento jurídico desta SAD no sentido de serem apresentadas queixas-crime contra todos aqueles que puseram em causa a honra e o bom nome desta SAD e dos seus profissionais e ainda contra os orgãos de comunicação social que permitiram que se veiculasse esse tipo de afirmações.
3 – Em paralelo, irão também avançar processos cíveis, no sentido de exigir reparação aos danos materiais e morais causados a esta SAD e seus profissionais.
4 – Igual procedimento será tomado em todas as declarações e posições que venham de alguma forma lesar a honra e o bom nome dos profissionais desta instituição". (bancada)

Sem comentários:

Enviar um comentário