domingo, 27 de julho de 2025

Será que Nicolae Ceaușescu era assim tão mau para ser assassinado?

 Em Portugal também se vive numa ditadura do Poder Judicial e do poder da Máquina Fiscal. Ninguém escapa! 

 Vivemos numa Democracia a fingir.


A Roménia em choque após a divulgação do mais vasto estudo até hoje feito sobre o legado e a imagem de Nicolae Ceaușescu. Realizado pelo Instituto para o Estudo da Ditadura Comunista, entidade pública responsável pela preservação e estudo dos arquivos do regime caído em 1989, o trabalho socorre-se de uma impressionante massa de inquéritos aos romenos de hoje e o resultado é surpreendente: Ceaușescu reúne 66% de opiniões favoráveis. Os romenos concordam que a Roménia de então era mais rica, dotada de instuições mais eficazes e o Estado estava mais perto dos cidadãos, garantindo-lhes segurança, bom sistema educativo e de saúde e que Ceaușescu era um bom estadista. A rejeição da actual classe política e os recentes acontecimentos que configuraram um golpe de Estado urdido com o incentivo da UE parece ter influido decisivamente no estado de espírito dos entrevistados. (do facebook de Miguel Castelo Branco)


Joseph Praetorius

Não me espanta. Como não me espanta o facto de terem morrido (sem ninguém lhes tocar) todos os membros do pretenso tribunal que o assassinaram. Os romenos tinham uma vida contida, é verdade. Mas tinham o necessário. Não havia dívida externa. A política de educação era inteligente. E o estado estava livre dos constrangimentos que o endividamento traduz e gera (essa terá sido uma da causas para o seu assassinato).
Depois, havia aquelas coisas típicas das democracias populares, isso havia. Regimes militares, mesmo que sob forma civil, porque a pressão militar era enorme (como bem se nota hoje, porque aquela nobre terra está à beira da catástrofe militar) E havia a nostalgia popular do Rei, ainda vivo.
Ceacescu não era um homem bem educado e isso notava-se algumas vezes. Tinha a mania dos títulos, como todos aqueles que não se têm em grande conta. Fazia rebentar, em homenagem a si próprio, aclamações das quais nem o Imperador Bizantino se teria lembrado. "Estrela dos Cárpatos". "Conducator". Uma loucura.
Mas, depois, foi o canibalismo. É tão simples como isso.

8 comentários:

  1. Consta que era menos mau que o padre das esmolinhas, o Albucocas, o Meia Saca e o Grande Oligarca

    ResponderEliminar
  2. Na Madeira há vários Ceausescus à espera de serem executados. Labregos e arrogantes, cheios de títulos pomposos para ocultarem o passado merdoso de onde foram paridos. O Esteireiro do Conservatório é um bom exemplo. Não tendo onde cair morto, veio bater à ilha do deslumbramento, lambendo as botas ao Sacristão Rabeta da Calheta e enganando uma jovem ingénua da Venezuela. O que será feito dela? O que é que esse vigarista lhe fez?. Nem tocar viola se sabe mas passa-se por especialista, com o talento alheio dos Xarabanda e outros, coagidos pela sua prosápia de cigano dos bairros sociais dos arrabaldes de Lisboa. Um marginal transformado em intelectual plagiador, encostado ao PSD, depois de ter apostado no sósia Cafofo, por maus cálculos políticos. Tens tido sorte, filho da puta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão.

      Eliminar
    2. De onde vem essa acrimónia toda?

      Eliminar
    3. Garantidamente de muita gente decente que não gosta de oportunistas e embusteiros. Os lesados deste vigarista são muitos. Tal como o brandy Constantino, a tua fama já vem de longe. A verdade vem sempre ao de cima! Estás com medo, cabrão...

      Eliminar
  3. Enquanto o povo superior vai de férias encher o rabo de poncha, os nossos grande líder fazem as negociatas com os amigalhaços. O povinho merece ser aldrabado. Pelo andar da carruagem os indígenas vão acabar sendo expulsos desta ilha de merda, porque já nada lhes pertence.
    https://www.madeiraopina.com/2025/07/a-acin-vai-ficar-com-as-levadas-e.html

    ResponderEliminar
  4. Claro que o Nicolas era um santo ao pé do Lula,Maduro, Chávez,Putin,Tito,Cunhal , o xunga da Coreia..

    ResponderEliminar
  5. Viva o grande Doutor Luis Miguel de Sousa o enrabador de vilões.

    ResponderEliminar