quinta-feira, 14 de maio de 2020

Recordando o imortal José Vilhena

Cartoonista, humorista, escritor e pintor. Quatro condições interligadas na vida e obra de um homem que, desde a década de 1950, se dedicou a satirizar, sem poupar ninguém, dos poderosos ao povo oprimido, a realidade política e social do país em que nasceu. Antes da Revolução de Abril viveu com a censura à perna de forma quase ininterrupta, ou não tivesse assinado quase seis dezenas de livros, todos censurados, todos vendidos ao seu público fiel por baixo da mesa nas tabacarias. (público)
Ainda assim, deparou-se com alguns percalços já em democracia. Um dos primeiros terá sido quando a publicação da Gaiola Aberta foi suspensa durante 30 dias, pouco depois de ter sido aprovada uma nova Lei da Imprensa, que também não escapou à crítica de Vilhena — o cartoonista desenhou um cozinheiro, provando de um tacho que dizia “LEI DE IMPRENSA”, e escreveu ao lado “por mais competentes que sejam os cozinheiros, esta sopa cheira-me sempre a esturro”
.A crítica de Vilhena à Nova Lei de Imprensa, publicada na “Gaiola Aberta” nº 8, a 1 de outubro a 1974 – José Vilhena/www.vilhena.me (fonte)


Dirigiu a revista O Mundo Ri entre 1955 e 1966
Num país ensimesmado, a batalha pela liberdade passava inevitavelmente pelo apelo a uma tradição de humor, de que Stuart Carvalhais e Bordallo Pinheiro eram ainda expoentes pátrios. Vilhena preparou anonimamente uma selecção de cartoons tardios de Stuart, que será prefaciada por Aquilino Ribeiro e impressa pelo Jornal do Fundão, e depois, após o colapso do PREC, adopta em efémera revista sua o título de uma publicação de Rafael, A Paródia, e ressuscita Zé Povinho em 1980. Um falso pendor historicista permitiu-lhe dissipar nos tempos idos o comentário da actualidade vigiado pela censura, como em História Universal da Pulhice HumanaDicionário Cómico e Enciclopédia Vilhena. Aos militares do lápis azul escapou a palavra pideteucos.

A sua agilidade para criar títulos era de mestre: Tenha Maneiras (1966), A Menina do Capuchinho Vermelho e o Lobo Relativamente Mau (1967), Dói-me Aqui (1968), O Atraso de Vida (1968), Julieta das Minhocas (1970), O Trivial (1971), Educação de Adúlteros (1972), Compêndio de Indecências Naturais e A Grande Gaita (1973), A Boa Viúva e Animais Falantes. Fabulinhas Mansas. Obra de fantasia e zoologia para adultos, com sérias reservas (1974)… E também para escapar às visitas da PIDE e às apreensões de livros: a cada volume saído — e eram 4, 5 ou 7 por ano! — transferia-se por uma semana para «um motel na linha de Cascais» e expedia os exemplares desde pequenas estações de correio da periferia lisboeta, menos controladas pela polícia política. A Branca de Neve e os 700 Anões, relato de uma prostituta de Lisboa, apreendido pela censura, foi publicado em 2014 numa colecção de livros proibidos celebrativa dos 40 anos do 25 de Abril. Curiosidade: Francisco Sousa Tavares defendeu-o na barra dos tribunais.(fonte)



A editora E-primatur vai editar, antes do final do ano, ‘História universal da pulhice humana’, de José Vilhena, numa edição cartonada que reúne os três volumes da obra, publicados entre 1960 e 1965. Depois, no primeiro semestre de 2016, será publicado ‘Criada para todo o serviço’, seguindo-se "um outro volume ainda a definir", revela a editora.
O cartoonista José Vilhena, fundador das revistas ‘O Moralista’ e ‘Gaiola Aberta’, morreu no passado dia 3 de outubro, aos 88 anos. (CM)


2 comentários:

  1. www.dafont.com/pt/kalinka.font?text=pravda+ilheu&back=theme
    www.dafont.com/pt/red-october.font?text=Pravda+Ilh%E9u&back=theme
    www.dafont.com/pt/soviet.font?text=pravda+ilheu
    --xx--
    www.cleanpng.com/png-raised-fist-symbol-thumb-signal-communism-communis-887392/download-png.html
    --
    www.pinterest.it/pin/757871443533179372/
    --
    i.pinimg.com/564x/80/5f/14/805f145e91ef549c780b5115f080209d.jpg
    --
    www.pinclipart.com/pindetail/iioTmRm_panther-clipart-black-panther-party-red-star-with/

    ResponderEliminar
  2. Blogger Templates
    http://www.dicasblogger.com.br/2012/05/como-mudar-o-template-na-nova-interface.html
    ---xx
    https://btemplates.com/
    https://gooyaabitemplates.com/
    https://colorlib.com/wp/free-blogger-templates/#
    https://templatelib.com/
    https://themeforest.net/category/blogging/blogger?tags=blogger#content
    ---xx
    https://gooyaabitemplates.com/addiction-responsive-blogger-template/
    https://www.themexpose.com/2015/02/minimag-responsive-blogger-template.html
    https://gooyaabitemplates.com/blogmag-responsive-blogger-template/
    https://www.protemplateslab.com/sanai-blogger-template/

    ResponderEliminar