quarta-feira, 16 de julho de 2025

A peta do 1º de Abril de Sofia Canha

 O que interessa e ter muitos anos no Parlamento para sair com uma reforma dourada à custa dos votos dos pategos

Professora concorre pela terceira vez na Calheta sem objectivo de ganhar

Sofia Canha, que encabeça pela terceira vez a lista do PS/Madeira às autárquicas na Calheta, conforme o DIÁRIO avançou a 8 de Março. A professora diz não ambicionar ganhar as eleições, tendo por objetivo utilizar "todos os instrumentos" disponíveis para suscitar o debate sobre os problemas concelhios.

"Temos de ter objetivos concretizáveis e não tenho o objetivo de ganhar as eleições agora", declarou à agência Lusa a candidata socialista à presidência daquele município na zona oeste da Madeira.

Sofia Canha, que foi também presidente do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), destacou ser necessário "saber fazer uma leitura da realidade, com racionalidade", sublinhando ser difícil vencer "o conformismo" que caracteriza a população daquele município, governado há cerca de 40 anos pelo PSD.

Recordando que encabeçou as candidaturas do PS nas autárquicas de 2009 e 2017, a professora assegurou: "Não estou na política com uma atitude de competição, mas de colaboração e visando contribuir para a resolução dos problemas".

No seu entender, a atividade política deve ser desenvolvida de "forma séria e respeitadora".

Sofia Canha, que é também deputada na Assembleia Legislativa da Madeira e a única vereadora do PS no município, defendeu ser mais importante "mostrar consistência" na atuação política, porque "o mais difícil é mudar mentalidades".

Por isso, realçou que pretende "trazer ao debate" os problemas que considera importantes da Calheta, opinando que têm sido "dados alguns passos" importantes no desenvolvimento daquele concelho, mas marcados "por uma falta de visão de futuro".

Na Calheta, sublinhou, há "uma mentalidade instalada, de confundir as instituições com os partidos" e, como aquele é um meio onde todos se conhecem e "são amigos", as pessoas optam "por seguir a onda".

A cabeça de lista mencionou que a autarquia tem dado apoios na área dos projetos culturais, "quando lhe é pedido, mas não há um projeto de futuro" nesta área que envolva a população, sobretudo os mais jovens.

"Na área social, também têm tido iniciativas próprias louváveis", referiu, acrescentando, contudo, que muitas das obras que se realizam são por iniciativa do Governo Regional ou de privados e não desencadeadas pelo poder municipal.

Outras medidas que considera importantes para o concelho são as acessibilidades aos miradouros e uma maior aposta na "reabilitação de culturas ancestrais", como o pastoreio, a produção do trigo e do linho.

O concelho da Calheta, composto pelas freguesias do Arco da Calheta, Calheta, Estreito da Calheta, Prazeres, Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo, Jardim do Mar e Paul do Mar, abrange uma área de 116 quilómetros quadrados (15% da área da ilha da Madeira) e nele habitam 11.521 pessoas (Censos 2011).

https://www.dnoticias.pt/2021/4/1/256238-professora-concorre-pela-terceira-vez-na-calheta-sem-objectivo-de-ganhar/

O executivo municipal foi sempre governado pelo PSD, sendo agora composto por cinco vereadores sociais-democratas, um do CDS e outro do PS.

Nas autárquicas de 2017, o PSD venceu com 4.392 votos (65,45%), o CDS obteve 16,06% (1.076 votos) e o PS surgiu em terceiro lugar com 13,16% (883 votos), seguindo-se o PCP e o PTP, que tiveram o mesmo resultado: 86 votos, o que correspondeu a 1,28%.

12 comentários:

  1. O que há mais na Função Púbica Regional são professores e professoras que não querem dar aulas e aturar os "meninos", os pais dos meninos e os conselhos directivos. É vê-los entachados na pulhítica ou em cargos de chefia e direcção a foder a cabeça aos demais, sendo eles "Professores" e os colegas os tapetes em que metem as patas em cima. Cambada de frustrados sem cona nem tomates para enfrentar turmas de 20 a 30 crianças ou adolescentes mas sentem-se bem a reprimir quem tem idade para lhes dar um murro nas trombas (a merda obviamente serão as consequências legais e é isso que lhes dá força). Não posso com PROFESSORES FRUSTRADOS QUE FOGEM DO ENSINO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem descrito. E os tontos dos professores de Educação Física têm os tachos mais altos. Uns burros de merda que nem falar e escrever sabem.

      Eliminar
    2. O gilinho agora deu -lhe para dar uma de moralista

      Eliminar
  2. Cuelho também vai concorrer pela trigésima vez à Câmara Municipal de Santa Cruz. Gosta de saborear o sabor das derrotas.

    ResponderEliminar
  3. Ela a falar é mesmo uma peta

    ResponderEliminar
  4. Viva Joe Berardo ladrãozeco de mil milhões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece os comunas que algum tempo depois do 25 de Abril fugiram para Moscovo com carregamentos de ouro roubados ao Estado Português

      Eliminar
  5. O panasca da barreta da escola da música andou a rondar os seus sócios de fuga do ensino Cafofo e Sofeia Canha para o caso de se o PS formasse governo, há uns três anos atrás. Como a merda do PPD continua no poder, ele e a adjunta cubana que quer ser promovida duas vezes num ano (a fominha no que dá) lá enfiaram as bandeiras e os cartões do PS no cu e o Carvalho lá os meteu como paus mandados do Escuteiro Sacristão a mandar numa escola inteira! Ser rabeta compensa... E meretriz ainda mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse Estereiro é gémeo do Cafofo no mentir, a distribuirem sorrisos de hiena, alapados aos tachos e a se exibirem com patranhas falsas e o trabalho alheio! Fora, carecas chulos!

      Eliminar
  6. A fode velhas do Lazareto será também candidato pelo PS?? Este povo vive enganado...A trupe socialista é dotada de prostitutas, vendedores de banha da cobra, liderados pelo Cafôfo e o pelo corno manso do Caetano, o Prof...

    ResponderEliminar