quinta-feira, 10 de julho de 2025

Breve história dos transportes maritimos entre a Madeira e a ilha do Porto Santo

 

  O cacilheiro Lisbonense e depois o navio Cedros ( Açoriano ) que em 1960 estiveram na região para servir o tráfego de passageiros ocasional via aeroporto do Porto Santo,    não foi a Empresa Navegação Madeirense quem o trouxe ou  operou, mas sim a DGAC (Direcção Geral de Aeronáutica Civil).
  Navio Cedros
 Esteve ligando ilhas entre 1960 e 1964
Por mão da DGAC em apoio aviões que traziam turistas do Porto Santo desde 1960 para a Madeira que sómente teve aeroporto em 1964.
 Os velhos  cargueiros Madeirense  e Funchalense é que eram da empresa madeirense e da empresa Funchalense que ligavam com as empresas Insulana e a Colonial a ilha a Portugal.
 Essas empresas eram concorrentes umas das outras não havia uma situação de monopólio.
 O Lusitânia Expresso actualmente  ao serviço, com outro nome e companhia  ( nome está no costado do navio) na república Bolivariana da Venezuela .
Para o governo Regional e conforme posição e afirmação pública pela voz do então  secretário da Economia, Pereira de Gouveia; para a Madeira não prestava! Nem construiram as rampas como fizeram rapidamente para o lady of man.
O secretario da Economia, Pereira de Gouveia, já falecido.

2 comentários:

  1. Que novidade !!!!
    Ninguém sabia
    .

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    1. Esse blogue pravda da Amazônia não consegue chegar à civilização

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