Foram as três polícias fascistas que assassinaram Cândido Capilé
Cândido Martins dos Santos Capilé nasceu em Silves no dia 21 de julho de 1933. Operário corticeiro, foi assassinado a tiro por forças policiais #nestedia 11 de novembro de 1961, numa manifestação na zona de Almada.
No final dos anos quarenta e início da década de cinquenta, Cândido Capilé participa com notoriedade no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUDJ), integrando a Comissão Concelhia de Silves e aderindo ao Partido Comunista Português (PCP). Irá ainda participar ativamente na campanha de Humberto Delgado em 1958.
Na sequência da detenção de um elemento do comité local a que pertencia e para evitar a sua própria prisão, Capilé entrou na clandestinidade e fixou-se num dos centros corticeiros da margem sul, cabendo-lhe a coordenação, no âmbito do PCP, das lutas dos corticeiros silvenses.
A 11 de novembro de 1961, Cândido Capilé participa numa manifestação que começa na Cova da Piedade e se dirige para Almada contra a «burla eleitoral», em que se gritava também por «liberdade, paz e amnistia para os presos políticos».
A marcha dos manifestantes é bloqueada, já em Almada, por uma força conjunta da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), armada com metralhadoras. Os manifestantes insistem em continuar o trajeto, gritam «abaixo o medo» e «não há medo», entrando em confronto e apedrejando as forças repressivas que abrem fogo. A multidão dispersa, mas uma das rajadas atinge fatalmente Cândido Martins Capilé. Tinha 28 anos.
O funeral de Cândido Capilé, no dia 14 de novembro desse ano, em Cacilhas, foi um imponente momento de protesto contra a ditadura e a repressão, com vários confrontos com as forças policiais. Este acontecimento foi retratado por José Dias Coelho, num desenho que seria publicado no "Avante!" na 2.ª quinzena de novembro de 1961.
Há 10 horas que o Coelho não dá sinal de vida. Espero que esteja bem de saúde.
ResponderEliminarA demência tem contrariedades
Eliminar