quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Os lutadores que na Madeira, lutaram pela Democracia e a queda do jardinismo foram esquecidos e perseguidos

 Quem não se lembra das corajosas lutas do jornal satírico "O Garajau" e do grupo de democratas e activistas que enfrentavam Jardim nas suas desavergonhadas inaugurações eleitoralistas e que  já detinha o poder há quase 40 anos. Quem não se lembra das corajosas lutas dos activistas do PND contra o regime proto fascista implantado por Alberto João Jardim que com a ajuda da igreja e dos magistrados fascistas dos tribunais e MP se eternizava no poder envolto num negro manto de intolerância e corrupção.Os democratas do PND e do jornal "Garajau" com a sua corajosa luta enfrentaram as furiosas perseguições dos juízes dos Tribunais madeirenses todos feitos com os corruptos do PSD, que protegendo os seus negócios aplicavam condenações sucessivas por difamação aos colaboradores do jornal, extorquindo dinheiro para dar aos ladrões e corruptos do regime, fazendo os democratas que lutavam contra estes abusos, gastarem imenso dinheiro com a sua defesa em sucessivos recursos para os tribunais superiores. 

 Alguns destes activistas foram penhorados nos seus bens, outros, até a sua reforma foi penhorada para indemnizar a "honra" dos ladrões e corruptos que faziam fortunas à custa dos favores do  regime, depauperando o erário público e dando cabo do dinheiro dos contribuintes madeirenses em beneficio de um reduzido grupo de empresários corruptos que se banqueteavam com o dinheiro do povo madeirense. 

 Depois de tanta luta e condenações em tribunal lá se conseguiu finalmente derrubar o ditador fascista do poder e afastá-lo primeiro da CMF e mais tarde do governo Regional da Madeira. Depois desta luta heróica surgiu um paraquedista novo, que ninguém até à data tinha ouvido falar nele e o qual sem ser conhecido e sem participar em qualquer luta chega subitamente ao poder da maior autarquia da Madeira . 

 Essa misteriosa personagem foi introduzida pelo conhecido golpista Víctor Freitas, que depois de eleito presidente da CMF , foi aliar-se precisamente àqueles tubarões corruptos que os democratas e activistas do jornal "Garajau"tanto lutaram para os afastar. 

 Isto é: Repetiu-se a conhecida e velha história do "Triunfo dos Porcos"  do grande escritor e activista inglês George Orwell. 

 Tem toda a razão Manuel Baptista  Rosa quando escreveu em recente carta do  leitor no DN a sua odisseia quando estudava nos anos sessenta em Lisboa no Instituto Superior Técnico:


 «Não era fácil a sua luta pois muitas das vezes prejudicaram os seus estudos em prol das causas que defendiam. Falo com conhecimento de causa pois tive, como colega de quarto, um desses líderes que passava mais tempo na prisão do que em liberdade. Eram indivíduos à frente do seu tempo que se sacrificaram em prol de princípios cujos benefícios foram para outros. A revolução engoliu os seus heróis dando lugar aos democratas nascidos após o sucesso do golpe.»


Na estória do romance o "Triunfo dos porcos" convém lembrar que Miguel Iglésias, braço direito do golpista Paulo Cafôfo tinha uma empresa de aluguer de contentores na Figueira da Foz, praticamente falida, mas com a preciosa ajuda do Dono disto Tudo, já está a dar lucros na ordem dos 900 mil euros/ano. Moral da breve história, (como dizia Felipe de La Féria) lutar pela transparência, a verdade e a Democracia nesta terra acaba por inevitavelmente voltar ao mesmo ponto de onde se tinha partido. Uma luta inglória e efémera, que nos trouxe de novo ao mesmo sítio sem nada termos alcançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário