segunda-feira, 16 de outubro de 2023

A liberdade de imprensa posta em causa na livre Inglaterra

 Cartunista do The Guardian é demitido por charge de Netanyahu vista como ofensiva a judeus

Steve Bell desenhava há 40 anos para o jornal inglês e já teve outros desenhos criticados

Londres – O jornal britânico The Guardian anunciou que não renovará o contato com o cartunista Steve Bell e deixará de publicar seus trabalhos, depois que uma charge retratando o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, provocou críticas por uma suposta abordagem antissemita.

O trabalho mostra o político usando luvas de boxe e cortando seu próprio abdômen com o contorno da Faixa de Gaza, onde violentos combates acontecem desde a semana passada. A legenda diz “Residentes de Gaza, saiam agora”.

As críticas foram pela associação com Shylock, o personagem agiota judeu de O Mercador de Veneza, de Shakespeare, que no clássico do dramaturgo inglês insiste no “quilo de carne” que lhe é devido.

Mensagem sugerindo que cartoon seria antissemita

Pelo Twitter, Bell contou ter enviado o desenho do dia ao jornal e em seguida recebido uma mensagem “enigmática” do Guardian:

“Jewish bloke; pound of flesh; antisemitic trope” (ou “cara judeu, quilo de carne, metáfora antissemita”, em tradução livre).

Ele afirmou que a inspiração foi um cartoon dos anos 60 do retratando o então presidente dos EUA, Lyndon B. Johnson, com uma cicatriz no torso em forma de mapa do Vietnã.

O desenho não foi publicado pelo jornal, mas Bell postou em sua conta no Twitter. No fim de semana, o jornal confirmou a dispensa.

Não é a primeira polêmica envolvendo o cartunista, que há 40 anos trabalha para o Guardian, um jornal alinhado à esquerda.

Em 2020, ele desenhou a então Secretária de Estado Priti Patel como um touro obeso e deformado, ao lado do primeiro-ministro Boris Johnson, provocando reação por sugerir uma referência à origem indiana de Patel.

Outro cartoon recente retratando as duas principais figuras do partido Trabalhista, Keir Starmer e Jeremy Corbin, também gerou percepção de antissemitismo.

3 comentários:

  1. O Sol Branco do Deserto
    https://www.youtube.com/watch?v=2kecq14lTcw

    ResponderEliminar
  2. "Queres saber quem de facto manda, repara quem não podes criticar!" A frase não é dele mas o Hitler estava cheio de razão quanto a esses cães sionistas...

    ResponderEliminar