quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Hoje dia 6 de Agosto efeméride de um crime contra a humanidade que nunca foi julgado nem punido

 Foi o lançamento da bomba atómica sobre a cidade de Hiroxima em 1945 no Japão por ordem do presidente norte-americano Harry Truman. Os média ocidentais subservientes ao imperialismo americano nunca consideraram este crime como um dos maiores actos terroristas da História e do mundo. Ninguém foi julgado, punido ou condenado.
Presidente norte-americano Harry Truman foi o mandante do lancamento da bomba nuclear sobre o JapãoO Dia de Hiroshima é recordado anualmente a 6 de agosto.

Lançamento da primeira bomba atómica

Foi às 8h15 (hora japonesa) de 6 de agosto de 1945 que se lançou em Hiroshima a primeira bomba nuclear do mundo sobre alvos civis. A bomba atómica de urânio apelidada de “Little Boy” saiu do bombardeiro B-29 norte-americano “Enola Gay” (o nome prestava homenagem à mãe do piloto do avião), caindo na cidade japonesa de Hiroshima, uma cidade portuária no oeste do país e uma importante base militar japonesa.

Cerca de 80.000 pessoas morreram e 35.000 ficaram feridas com a explosão. Pelo menos mais 60.000 morreram até ao fim do ano com o efeito da bomba.
Dos 90.000 edifícios da cidade restaram 28.000. Os incêndios espontâneos eram tantos que não se conseguiam contar. De 200 médicos na cidade, só 20 sobreviveram.

O governo da cidade tinha colocado centenas de raparigas estudantes a trabalhar na rua limpando faixas de fogo em caso de ataques com bombas incendiárias. Todas estavam em campo aberto quando o Enola Gay deixou cair a sua pesada carga.

Paul Warfield Tibbets o piloto norte-americano que lançou a bomba nuclear na cidade japonesa de Hiroxima

Sem comentários:

Enviar um comentário