quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Em 19 de Outubro de 1960, foi imposto o criminoso embargo dos EUA a Cuba. Já lá vão 62 anos!

 

Foto histórica de Fidel Castro com Nikita Khrushchev


DO LIVRO: HISTÓRIAS DA CLASSE TRABALHADORA!

«Neste dia, a 19 de Outubro de 1960, foi imposto o embargo dos EUA a Cuba, que é o maior e mais antigo embargo comercial do mundo.
Após a Revolução Cubana (1958-1959), várias empresas americanas em especial as petrolíferas, parara a produção e recusaram-se a refinar mais petróleo, essencial para a indústria. Isto levou o governo revolucionário liderado por Fidel de Castro a nacionalizar todas as multinacionais americanas em solo cubano e sem indeminização- o que serviu de argumento para que o presidente americano Eisenhower impor o embargo a todas as trocas comerciais á excepção de medicamentos e alimentos. Posteriormente, vários presidentes alargaram o embargo: Kennedy, Reagan, Clinton, Bush e Trump, numa tentativa de estrangular a economia e vassalizar o Povo Cubano.
O embargo proíbe todas as empresas dos Estados Unidos de negociarem com Cuba, assim como impõe punições em países e empresas estrangeiras que o façam , sob pena de serem proibidas de negociar nos EUA.»



4 comentários:

  1. Foto histórica de 2 cabrões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nikita Khrushchev foi um politico sensato que denunciou os crimes e excessos do Stalinismo. Conseguiu negociar com os EUA evitando com exito, um confronto nuclear

      Eliminar
    2. Actuou mal e agora temos de aturar o fdp Putin e seus adeptos

      Eliminar
  2. Fata o cabrão do Estalin e do filho da p... do Fidel na foto

    ResponderEliminar