terça-feira, 5 de março de 2024

Maria Teresa Horta editava a Revista "Mulheres" do PCP e a certa altura foi proibida de publicar certos conteúdos

 


E a política? Há pouco não desenvolveu a parte de ser militante do PCP.

 Na minha vida, a parte política é muito menos complexa. É uma coisa muito natural, desde muito pequena que me interessei por política e sempre tive uma posição e era uma posição de esquerda.

 E o que é hoje ser de esquerda? 

Acho que é a mesma coisa. A direita continua a gostar de mulheres em casa.

 Há mulheres líderes de direita

Sempre houve. Mas havia uma Maria Lamas, a Natália Correia, pessoas mais velhas, e eu era a menina na mão das bruxas que eram elas. Tive muita sorte porque fui muito bem tratada. Havia uma diferença entre homens e mulheres, nas não posso dizer que fui grande vítima disso. Tive sorte com as pessoas que encontrei e que estavam à frente do jornal [A Capital]. 

Chegou a ser chefe na revista Mulheres. 

Sim. 

Era chefe de outras mulheres. 

Sim, não havia homens. Todas pagas pelo PCP, a revista era do PCP. Era o PCP que mandava e que, de vez em quando, me chamava e dizia: “Isto não pode ser assim.” Até que houve um dia que chegou lá o camarada não sei quantos, que era o que mandava, que me disse que eu estava proibida de fazer uma série de coisas. 

Proibida de quê? 

Da atenção que dava às mulheres, sobretudo, desmascarar o que se fazia às mulheres. Comecei a pôr muitas coisas dessas na revista. Ia muito à Natália, à Sophia e aquilo começou a ser um bocado desagradável. Um dia, chegou um homem, disse que eu não ia continuar como chefe de redacção por ser muito insubordinada. Levantei-me, pus o meu casaco, e fui-me embora. Fui ao sindicato. No dia seguinte, cheguei lá e tinha ordem de despejo.

 Foi despedida.

 Fui. A revista também acho que só fez mais um número.








5 comentários:

  1. Grande artista Maria Teresa Horta. Sempre foi uma pessoa vanguardista insubmissa e revolucionária.

    ResponderEliminar
  2. O padre das esmolinhas a dada altura também proibiu o Dn de publicar certos conteúdos anti Soisa e Avelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora esse padre das esmolinhas é cá umlápis azul capaz de fazer inveja aos apoiantes do dr. Salazar

      Eliminar
    2. Como é ditador, também lhe causa inveja?

      Eliminar