domingo, 31 de agosto de 2025

Marinheiros americanos que em breve irão ser carne para canhão despedem-se das suas esposas

 


Sim, essa foto é real. Ela foi tirada em 1963 pelo fotógrafo John Dominis e retrata um momento de despedida no navio USS Oklahoma City (CLG-5).

A imagem mostra esposas de marinheiros se despedindo de seus maridos por meio de "olhos de boi" (vigias) no casco do navio. O fotógrafo registrou a cena em 8 de maio de 1963, antes de o navio partir de Long Beach, Califórnia, em direção ao seu novo porto em Yokosuka, Japão.
A foto se tornou bastante conhecida e representa o tema da despedida e da distância que a vida militar impõe às famílias.
"Se você não destituir os juízes corruptos, NÃO PODE consertar o país. Eles formarão um cartel (uma ditadura judicial) e bloquearão todas as reformas, protegendo a corrupção sistêmica que os colocou em seus assentos" - Nayib Bukele

Memória da infâmia humana.
"Czeslawa Kwoka, polonesa, 14 anos. Morta no campo de extermínio de Auschwitz em 18 de fevereiro de 1943 com uma injeção de fenol no coração. Pouco antes da execução, foi fotografada pelo prisioneiro Whilem Brasse, que testemunhou contra o carrasco de Czeslawa, uma mulher que, antes da foto, a atingiu no rosto, como mostra o hematoma no seu lábio. Vemos apenas o rosto de uma menina apavorada, que nem mesmo falava a língua deles e que havia perdido a mãe poucos dias antes. Ela foi uma das cerca de 250.000 crianças e menores executados em Auschwitz-Birkenau. A foto, originalmente em preto e branco no Memorial Oświęcim, foi colorida pela fotógrafa profissional brasileira Anna Amaral, que ficou impressionada com a foto de Czeslawa e decidiu colocá-la em cores e disponível para todos. Para que todos saibam e ninguém esqueça..."
Via Natanael Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário