quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiu o tiro pela culatra ao trio Odemira

 

PTP diz que “saiu o tiro pela culatra ao trio PSD/CDS/PAN"

A dirigente do PTP, Raquel Coelho, considerou esta tarde que "apesar dos esforços do trio PSD/CDS/PAN" para evitar eleições antecipadas, “saiu o tiro pela culatra”. 

Para o PTP, a decisão do Presidente da República de convocar eleições regionais antecipadas é "a prova que o contorcionismo do PSD/CDS e a sonsice do PAN não surtiram efeitos”, sendo que "não há qualquer credibilidade e legitimidade para este governo continuar em funções", enfatiza o partido em comunicado de imprensa.- Oito meses após as mais recentes eleições regionais, a Madeira terá legislativas antecipadas em 26 de Maio, na sequência da demissão do presidente do executivo de coligação PSD/CDS-PP, que governa o arquipélago desde 2019 e está agora em gestão.

A crise política surgiu em Janeiro, quando o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, foi constituído arguido num processo em que são investigadas suspeitas de corrupção.

O social-democrata apresentou a demissão após o PAN, que assegurava a maioria absoluta à coligação na Assembleia Legislativa, lhe retirar a confiança política, impondo a sua saída do executivo como condição para manter o apoio parlamentar, caso não houvesse novas eleições.

A nova ida às urnas foi defendida por todos os partidos da oposição - PS, JPP, Chega, PCP, IL e BE -, enquanto o PSD e o CDS-PP insistiram na sua capacidade de manter a estabilidade na gestão das ilhas e completar a legislatura.

Em Fevereiro, o representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, anunciou que o Governo Regional - em gestão desde a exoneração de Albuquerque - iria permanecer em funções até o chefe de Estado decidir se dissolveria o parlamento, uma medida apenas possível a partir de 24 de Março, passados seis meses das eleições de 24 de Setembro de 2023.Caso Marcelo Rebelo de Sousa optasse pela não dissolução, Ireneu Barreto iria nomear "o presidente e demais membros de um novo Governo Regional".

O representante referiu então que em qualquer cenário aceitaria uma eventual indicação do PSD para que Albuquerque fosse presidente do executivo: "Se amanhã, em qualquer das circunstâncias, ou com novas eleições ou sem novas eleições, o partido mais votado me apresenta, no caso em concreto, o doutor Miguel Albuquerque, eu sou obrigado a aceitá-lo. Não quero usar o direito de veto em relação a ninguém."

Enquanto líder do PSD/Madeira, Albuquerque convocou eleições internas na estrutura para 21 de Março. Teve como adversário Manuel António Correia, ex-secretário regional apoiado pelo histórico líder Alberto João Jardim, e venceu, considerando que o processo conseguiu "incutir uma dinâmica nova" no partido e, "sobretudo, legitimar" a sua liderança.

Apesar de afirmar a sua confiança numa vitória do partido - que detém a presidência do executivo do arquipélago desde 1976 - em eventuais legislativas, o social-democrata voltou a defender esta semana não haver justificação para o sufrágio e disse ser provável ter "condições para apresentar novamente um quadro parlamentar de maioria".A deputada única do PAN recusou haver um acordo formal com o PSD, mas admitiu estar disponível para viabilizar o Programa do Governo e o Orçamento. Mónica Freitas considerou ainda caber aos sociais-democratas e aos madeirenses avaliar a legitimidade de Albuquerque para presidir ao executivo, lembrando que "ser constituído arguido não é um atestado de culpabilidade".

A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, que optou pela dissolver a assembleia e agendar as eleições para 26 de Maio, foi conhecida na quarta-feira, depois de ouvidos os partidos e o Conselho de Estado. A campanha oficial arranca duas semanas antes, no dia 12.

https://www.dnoticias.pt/2024/3/28/399633-ptp-diz-que-saiu-o-tiro-pela-culatra-ao-trio-psdcdspan/


7 comentários:

  1. Boa Coelhinha! Agora é preciso correr com esta canalha do governo. Um trabalho árduo pela frente, mas não impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coelha está já a preparar a sua saída de cena brevemente com a maioria absoluta do PSD

      Eliminar
  2. Mete "canalha" nisso, camarada! Só para não lhes chamar fdp!

    ResponderEliminar
  3. Aí te enganas ó bouquetista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí te enganas. Coelhinha não faz bouquetes. É 100 % vegetariana. Andas mal informada Mónica.

      Eliminar
    2. Ela é vegane ...não engole os resíduos

      Eliminar
  4. O PTP quantos deputados tem na ALRAM?

    ResponderEliminar