sexta-feira, 15 de março de 2024

Jornalistas do "Setenta e quatro" agredidos pela PSP em Lisboa

 

Os jornalistas João Biscaia, do Setenta e Quatro, e Bernardo Afonso, do Fumaça, foram agredidos por agentes não identificados do Corpo de Intervenção (CI) da Unidade Especial  da PSP, enquanto cobriam uma manifestação espontânea antifascista e antirracista na Praça do Município, em Lisboa, no sábado passado, 3 de fevereiro. Ambos estavam à margem dos manifestantes e identificaram-se reiteradamente aos agentes da PSP como jornalistas.

Desde o início da operação policial, Bernardo Afonso, jornalista do Fumaça, de carteira profissional na mão, exigia perante os agentes que faziam barreira policial a sua identificação e insistia para falar com o comandante da operação, uma vez que nenhum dos polícias se encontrava identificado, como é obrigatório. João Biscaia, que também tinha a sua carteira profissional na mão, encontrava-se mais afastado do corpo policial e da manifestação, a filmar. 

Sem qualquer diálogo com as pessoas presentes ou qualquer ordem de desmobilização, o CI fez recuar manifestantes e jornalistas com violência indiscriminada. Bernardo Afonso levou várias bastonadas de três agentes na cabeça, na mão direita, nos braços e nas costas. João Biscaia foi diretamente abordado e agredido por um agente com um soco e um pontapé. Antes, durante e após as agressões, ambos identificaram-se várias vezes como jornalistas, como está amplamente documentado em vídeo. São, portanto, falsas as declarações da PSP ao Diário de Notícias ao dizer que “jornalistas não tenham sido agredidos”.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Havias de levar algumas injustamente só para ver se continuavas com mesma opinião. Talvez um dia te calhe. Depois não esqueças de dar notícias.

      Eliminar
    2. Quando chegares ao outro lado como enviado especial do pravda não te esqueças de mandar um postal para sabermos se estás bem.

      Eliminar
  2. Na Mamadeira, jornalistas, taxistas, putas e polícias; convivem alegremente sem mazelas! E todos dão o cu ou a cona ao poder Laranja! Como são felizes, sem essas confusões lá das Lisbauas... O Governo até mama o dinheiro das multas e depois faz um brilharete a oferecer carros novos à bófia quase apeada... Um crime: carros novos nas mãos de polícias bêbados a foderem putas drogadas nos bancos traseiros.

    ResponderEliminar
  3. Jornalistas… está certo. Faziam parte da manifestação, aparecem misturados e eram jornalistas. Pensei que propaganda e jornalismo não eram sinónimos…

    ResponderEliminar
  4. As pessoas também se juntavam contigo, sem aparentes mazelas, quando sempre foste chulo, ladrao, pedofilo, incestuoso, qual é o assunto? fala de ti, mira, e ainda foste casar com uma puta , a diva das orgias.

    ResponderEliminar