sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Rui Marote esteve hoje no funeral do emigrante João Dias falecido com um AVC no Hospital dr. Nélio Mendonça

 

Funeral de João Baptista de Gouveia Dias

Fariseus hipócritas

Rui Marote

 Estou revoltado … Mas calma, há que aquietar-me agora! Já não há nada a fazer. “Said”, ou seja, o Dias, o emigrante da “sopa do Cardoso”, foi a cremar  esta tarde em São Martinho. Chegou à Madeira a 21 de Setembro e faleceu a 23 de Janeiro.
Estava esperançado de que tinha regressado ao “Jardim do Eden”. Mas Adão  viveu 800 anos e Dias, o “Said” permaneceu apenas 124 dias na terra que o viu nascer num “jogo” entre a Sopa do Cardoso, Hospital, Trapiche  e de novo no hospital onde veio a falecer.
A 24 de Janeiro, na sua mensagem natalícia, o director regional das comunidades salientou: “A Madeira será a terra do eterno retorno para a nossa Diáspora”.
 Nessa altura o Dias, ” Said” não escutou essa mensagem nem assistiu ao fogo de artifício pois estava em coma no hospital Dr. Nélio Mendonça.

“Perdoai Senhor aos fariseus hipócritas”… Hoje não existe chicote para expulsá-los da cadeira dourada que ocupam e das falsas promessas dirigidas aos conterrâneos.
Hoje acompanhámos o amigo “Said”, que nasceu do pó e voltou a ser pó. Foi cremado. Foi uma surpresa o número de pessoas que o acompanhou até a sala do crematório. Alguns imigrantes que se encontram de férias na Madeira desde a quadra natalícia.
Não vislumbrámos ninguém da Direcção Regional das Comunidades, que o recebeu no aeroporto e entregou à sopa do Cardoso como fosse uma encomenda dos CTT.
A filha do Dias, residente nos Estados Unidos, deslocou -se á Madeira para acompanhar este último percurso.
Encerramos esta história que foi manchete no FN com um  “Requiescat in pace”;  RIP. Descansa em paz amigo “Said ” Dias.
Destaques de personalidades que estiveram no funeral do malogrado emigrante José Dias, que foi hoje cremado no cemitério de S. Martinho. (cortesia de Rui Marote na obtenção e cedência das fotos)
O ex-deputado do PND e do PTP José Manuel Coelho, na companhia do sr. Gabriel irmão do emigrante falecido.

O ex-deputado José Manuel Coelho, na companhia do advogado José Nascimento amigo pessoal do desventurado emigrante João Dias.
O dr. José Nascimento aqui na companhia do consagrado jornalista Rui Marote
O revº padre José Luís Rodrigues, presidiu à cerimónia fúnebre esta tarde (14h) no cemitério de S. Martinho.

1 comentário: