domingo, 13 de março de 2016

Lembrando o recente 95º aniversário do PCP

 Momento exato no vídeo onde Álvaro Cunhal discursando profere esta histórica frase

Dizia Álvaro Cunhal:
"onde quer que  despareceram  partidos comunistas, os trabalhadores e os povos acabarão por criá-los de novo, com esse ou outro nome"

aqui na foto dois camaradas já desaparecidos:(á direita) Fernando Blanqui Teixeira e Carlos Costa.
"...se desiludam aqueles que olvidam que um comunista, porque as leis da natureza lhe encurtam o futuro pessoal, deixe de intervir e de lutar.
 Muitos camaradas que temos presentes na nossa memória assim o mostraram e creio ser motivo justo de alegria íntima de um comunista poder dizer continuar lutando com os seus camaradas e o seu povo enquanto tiver o seu próprio domínio."...


Júlio Fogaça antigo tarrafalista era para ser o secretário -geral do partido em vez de Álvaro Cunhal em 1941 mas foi de novo preso juntamente com o seu namorado em Alcobaça. Foi afastado do comité central por causa da sua recusa em explicar ao partido na altura as circunstâncias em que foi preso pela PIDE. Apesar desse incidente conta António Dias Lourenço que o camarada não traiu niguém nem falou perante a polícia.


Mario de Aguiar 1º deputado do PCP no parlamento da Madeira.Aqui ao lado de Álvaro cunhal por ocasião da sua visita à ilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário