Na Banheira
«Podemos dizer que John Sheperd-Barron, é um homem de ideias frescas.Este escocês de 85 anos, foi o responsável por uma das mais importantes invenções de sempre:Os terminais automáticos de multibanco. E a ideia surgiu-lhe em plena banheira, há 42 anos quando idealizava uma máquina igual ás da venda de chocolates, mas que desse notas.
Mostrou o projecto ao director do Barclays, que rápidamente percebeu o potencial do sistema, e, depois de dois anos a desenvolver o aparelho, em 1967, a primeira máquina automática era instalada em Enfield, norte de Londres.
"Nos bancos deixaram de ser arrogantes graças a esta invenção. Antes eram eles que tinham o poder.Com a caixa automática passámos o poder para o cliente"acredita o octogenário pára- quedista da II Guerra Mundial.
A comemorar 40 anos de actividade, por todo o mundo estão hoje espalhadas 1,64 milhões de caixas automáticas de multibanco.
Em Portugal, contam-se 11.440 unidades, nas quais são realizadas em média 63 milhões de operações por mês segundo dados da Sociedade Interbancária de Serviços.(SIBS).Em 1985, foi esta a entidade responsável pela introdução dos primeiros terminais de levantamento automático de dinheiro no nosso país.
Portugal como país periférico e atrasado só viu chegar a inovação ao seu território 18 anos depois.»
nota:este blog foi apagado por ordem de um tribunal fascista do parque das Nações em Lisboa, em 2015.
Sem comentários:
Enviar um comentário