domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mais uma juíza do sistema que absolveu os corruptos do caso dos submarinos

Winfried Hotten e Horst Weretecki, dois dos arguidos alemães no processo
Judite Fonseca o nome da senhora juízas amiga dos corruptos de colarinho branco. De notar que o advogado dos mesmos tece-lhe rasgados elogios "à sua inteligência".Vem no texto vejam:
«A juíza que preside ao colectivo que julgou o processo já tinha deixado a porta aberta à absolvição dos dez arguidos acusados de burla qualificada e falsificação de documento, num despacho em que recusou o pedido do Ministério Público (MP) para ouvir cinco novas testemunhas de acusação. Já o MP pedira nas alegações finais pena suspensa para todos os arguidos e a devolução ao Estado português de 104 mil euros.
No final da sessão desta sexta-feira, o advogado dos três alemães arguidos no processo declarou ter "gostado muito do acórdão" e elogiou o “imenso rigor intelectual” da juíza presidente, Judite Fonseca, e dos restantes membros do colectivo de juízes que com ela votaram o texto da decisão.» (público.pt)



As acusações do Ministério Público recaíam sobre uma dezena de gestores, dos quais três da multinacional Man Ferrostal (do consórcio alemão German Submarine Consortium) e sete empresários portugueses.

A negociação das contrapartidas foi feita há quase dez anos, associada à compra, em 2004, de dois submarinos por parte do Estado português, quando o Governo era liderado pelo então primeiro-ministro Durão Barroso (hoje presidente da Comissão Europeia), com Paulo Portas como ministro da Defesa (actualmente é vice-primeiro-ministro).VER
Antje Malinowski e Horst Weretecki, dois gestores alemães da Ferrostaal, foram absolvidos na sexta- feira pelo tribunal
Só para traduzir as 1500 páginas do despacho de instrução, o Estado desembolsou 35 mil euros. 

As mais de 150 horas de julgamento foram pagas a 860 euros/ dia ao casal de tradutores que acompanhou o julgamento, traduzindo o que se ia dizendo aos três arguidos alemães, Horst Weretecki, Winfried Hotten e Antje Malinowski. Para a dupla também foi necessária a instalação de uma cabina numa sala das Varas Criminais, o que teve um custo. As 643 páginas do acórdão que absolveu os dez arguidos do processo – acusados de burla qualificada de 30 milhões de euros ao Estado e falsificação de documentos – também terão que ser traduzidas, assim como o acórdão que o Tribunal da Relação de Lisboa proferir, já que o Ministério Público já anunciou o recurso da decisão do tribunal de primeira instância, presidido pela juíza Judite Fonseca.Fonte:DN/Lisboa
Tribunal absolve todos os arguidos do processo dos submarinos (dnotícias.pt)

Vejam mais esta pérola:
«...A presidente do colectivo foi muito dura com o Ministério Público e com o Estado, na defesa dos interesses do país, nomeadamente nas garantias bancárias para os projectos de contrapartida. ...» RR/SAPO
«Quanto ao crime de falsificação de documentos imputados aos arguidos, o tribunal entendeu que "não resultou provada qualquer falsidade em qualquer dos documentos", tendo, em relação à acusação de burla qualificada, dito que os elementos do crime "não estavam preenchidos" e que não foi feita prova do suposto "meio enganoso"»
Os Barões acusados:
Horst Weretecki era vice-presidente da multinacional Man Ferrostaal, Antje Malinowski, sua subalterna, e Winfried Hotten, anterior responsável da empresa, eram os arguidos alemães.
José Pedro Sá Ramalho, Filipe Mesquita Soares Moutinho, António Parreira Holterman Roquete, Rui Moura Santos, Fernando Jorge da Costa Gonçalves, António Lavrador Alves Jacinto e José Mendes Medeiros são os sete empresários portugueses ligados à ACECIA, um grupo de empresas de componentes para a indústria automóvel.
O cabrão até ficou comovido com a "inteligência" da juíza:ADVOGADO COMOVIDO
«O advogado dos três alemães hoje absolvidos no julgamento do 'processo dos submarinos' declarou ter "gostado muito do acórdão", considerando que a justiça funcionou muito bem.
Nuno Godinho de Matos disse ter ficado "comovido" com esta sentença, pela qualidade intelectual da juíza presidente, Judite Fonseca, e dos restantes membros do coletivo de juízes, que votaram com ela o acórdão.»
Ler mais:
- Depois Bertold Brecht escreveu:
Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram os desempregados
Mas como eu tenho o meu emprego
Também não me importei
Agora estão me a levar a mim
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo. Já não há ninguém...
       Bertold Brecht (1898-1956)

ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/#ixzz2tWqXwOdR
Desfalque de 38 mil euros dá multas de 16 mil? E penas a "fingir"? O crime compensa.GEBALIS MAIS UM ANTRO DE DESFALQUES E CORRUPÇÃO.
Talvez assim os portugueses percebam para que servem as empresas municipais. 
Para albergar criminosos dos partidos, sem emprego, sem escrúpulos, incompetentes e para desviar e esbanjar dinheiro público, e ainda favorecer amigos.
Neste caso há condenados... será? Condenados a quê? Foi feita justiça? Desviam mais de 38 mil euros, pagam menos de metade em multas e ainda ficam com saldo positivo.
Os próprios arguidos estranharam que a Gebalis, não tenha exigido a devolução do dinheiro desviado. E que tal processar a Gebalis, por não defender o interesse público?


ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/#ixzz2tWsgMMel


ARTIGO COMPLETO: http://apodrecetuga.blogspot.com/2014/02/desfalque-de-38-mil-euros-da-multas-de.html#ixzz2tWrznOW2

Fonte:DN/Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário