sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agentes da PSP da Madeira em polvorosa contra os fumos de corrupção no Comando Regional da Madeira

Coelho do PTP esteve hoje no MAI (na Praça do Comércio em Lisboa) para entregar as denúncias dos agentes da PSP madeirenses ao ministro da Administração Interna Miguel MacedoCoelho denuncia corrupção na PSP Madeira 
Carta com denúncias entregue a José Manuel Coelho pelos guardas da PSP ligados ao SIAP (Sindicato independente dos agentes da Polícia)

«Sr. Deputado José Manuel Coelho – O que se passa realmente no interior do Comando Regional da PSP da Madeira merece a melhor atenção de V. Exª., então vejamos porquê.

Desde de 2008 que o Sindicato de Agentes de Polícia (SIAP) foi o único sindicato a remar contra a maré e os colegas do Comando Regional da Madeira (CRM) que prestam serviço nas diversas esquadras, a que tiveram a coragem de reclamarem de diversas situações consideradas como violações graves as normas da PSP, sendo estes comportamentos relatados em alguns órgãos de comunicação social na Madeira e ainda motivo de chacota em diversos blog, em especial do “ PravaIlhéu ”, de que não abona em nada a imagem dos senhores oficiais que prestam serviço no comando regional da PSP da Madeira, em especial o comissário, Roberto Fernandes, o centro de todas as atenções.

- Daí que dão a mão à palmatoria porque realmente o SIAP, que eu saiba desde do ano de 2009 até a presente data é ó único sindicato da PSP que tem vindo a  denunciar as entidades oficiais, e ter saído em diversos órgãos de comunicação social no funchal e em Lisboa  tais situações de irregularidades, tendo fundamentalmente como protagonista o comissário Roberto Fernandes.



 - Na verdade, a única entidade que parece que respondeu e esclareceu alguma situação foi a Procuradoria-geral da república em Lisboa, enquanto as outras entidades, incompreensivelmente manifestaram até ao dia de hoje, silêncio absoluto, desde dos comandantes regionais do CRM, passando pelos Ex Diretores Nacionais, pelos inspetores da IGAI e acabando no MAI.
   - Como pode imaginar Sr. Deputado, o clima de que se vive no seio do CRM, não é bom, estamos mesmo a perder coesão interna e a não acreditar nos oficiais da PSP        
E POR INCRIVEL QUE PAREÇA NINGUEM REPARA NISTO. Daí que de facto o SIAP denunciou aos partidos políticos pedindo para que intercedessem junto da Direção Nacional da PSP para a transferência do Comissario Roberto Fernandes para Lisboa por não ter condições de exercer funções no comando regional da PSP.


- O que esta em causa Sr. Deputado é a pouca justiça interna e transparência no CRM, sempre com o mesmo protagonista o Comissário Roberto Fernandes e acima com as suspeitas evidentes no Comando Regional e que nós não entendemos a postura da IGAI, entidade que supervisiona toda a actividade da PSP, também nunca se deslocou ao CRM para a devida sindicância a todos os serviços do comando, desde da Área de Operações e Segurança, o Núcleo de Deontologia e Disciplina, a Esquadra de Transito e, a Esquadra de Investigação Criminal do Funchal, uma vez que, todos nós sabemos que  o SIAP entregou na IGAI, um dossiê sobre o CRM, relacionados com muitas irregularidades surgidas no seio da PSP envolvendo caricatamente o mesmo protagonista, o comissário Roberto Fernandes, tendo sido beneficiado em algumas multas de transito que não pagou nem seguiram o seu tramite legal, bem como do ficheiro considerado ilegal na Esquadra de Investigação Criminal do Funchal (Unidade de Polícia Técnica) com centenas de milhares de identificações e resenhas feitas que não respeitaram a lei e as normas existentes, tendo sido motivos de notícias no DN Madeira em 2010 e em 2012.

- Daí, que Sr. Deputado José Manuel Coelho, devemos de exigir em conjunto a presença da IGAI no Comando Regional o mais rápido possível, para que no seu quadro de competência, resolva de uma vez por todas estas ilegalidades 
 dos os serviços da PSP na Madeira, porque os documentos e registos internos estão a desaparecer e a se extraviar de forma dolosa nos diversos departamentos policiais envolvendo o comissário Roberto Fernandes. Em especial ao NDD (Núcleo de deontologia e disciplina)  do CRM, á Esquadra de Trânsito do Funchal e muito, mas, muito especialmente a Esquadra de Investigação Criminal do Funchal. Porquê? Porque apesar do Ex CMDT Jorge Cabrita ter enviado cópia das notícias do DN Madeira em 2009 e 2010 para o MP, este departamento, de facto, investigou, mas, não realizou qualquer diligência no comando, pedindo apenas alguns documentos e claro, que, como as pessoas visadas são os próprios responsáveis por aqueles serviços, enviaram os documentos que mais lhes interessava, pelo que o MP arquivou E a pergunta que eu faço é esta, Isto é correto?

- Claro que não, e segundo o que o SIAP tem defendido publicamente, quem devia de realizar estas diligências era a IGAI e não o MP, porque o que esta em causa são procedimentos internos que depois seria consubstanciado em auto a enviar ao MP com as respectivas provas, Mas, isto não aconteceu e porquê? Porque estava envolvido mais oficiais, pelo que nada disto interessou nem aos sucessivos Diretores Nacionais nem aos Inspetores da D/NPSP nem à IGAI.

- E mais, a própria IGAI em vez de se deslocar ao CRM, fez ao contrario enviando ofícios ao CRM pedindo informações aos serviços visados em que existe suspeitas e, novamente o CRM enviou a documentação que achou a mais beneficiável possível para que não houvesse responsáveis. Isto é lamentável, é incorreto.

- Nós policias não se consegue entender a postura da IGAI. Que segundo a lei diz o seguinte:

 1 - A IGAI tem por missão assegurar as funções de auditoria, inspeção e fiscalização de alto nível, relativamente a todas as entidades, serviços e organismos, dependentes ou cuja atividade é legalmente tutelada ou regulada pelo membro do Governo responsável pela área da administração interna.

2 — A IGAI prossegue as seguintes atribuições:

a) Realizar inspeções utilizando métodos de auditoria e de verificação de legalidade, com vista a avaliar do cumprimento das missões, das normas legais e regulamentares e das instruções governamentais que impendem sobre a atividade dos serviços e entidades”

- Sr. José Manuel Coelho outro problema interno tem a ver com a utilização abusiva de uma viatura descaracterizada da Esquadra de Investigação Criminal que o Comissário Roberto Fernandes usou durante largas messes, mesmo estando de férias e também quando estava de assistência à família, contrariando tudo o que está escrito na nossa polícia. Para provar isso, foi a notícia que veio a público no DN Madeira com cópias de talões de abastecimento daquela viatura quando o comissario estava de polícia como deu a um colega do comando em 2012, do Agente Cruz, pelo que pedimos a intervenção da IGAI neste processo e não do Ministério Público porque não sabem os nossos procedimentos, apesar da mesma notícia ter vindo a público de jantaradas entre procuradores e os oficiais da PSP, como foi o caso.

- Sr. Deputado ainda sobre a utilização desta viatura o próprio comandante da esquadra de Investigação Criminal deu conhecimento ao MP em 2009 de tudo isto e atá agora nada foi resolvido nem a IGAI investigou, existindo cerca de 10 testemunhos de policias e de civis e nenhum deles foi ouvido, é uma vergonha.


- Só para imaginarmos a passividade destas entidades, especialmente a hierarquia do Comando Regional da Madeira envolvendo também o 2 CMDT Regional, que exerce funções de comando desde 2003 até a presente data (11 anos), o SIAP apenas tornou públicas alguns comportamentos, que para o CMDT Regional, para o DN/PSP, o MP do Funchal e para a IGAI, que tem conhecimento de tudo isto, são procedimentos normais, e em Dezembro último veio a público do DN Madeira, no dia 30 de Dezembro de 2013 uma notícia de que o Roberto Fernandes, estava a proteger um bem conhecido pirotécnico da Madeira, o Rui Camisanova, que queima fogos de artificio nas Festas e nas Vitórias do PSD Madeira e em festas particulares em especial festas de noivos como foi o caso vindo a público no dia 06 de Julho de 2013 no casamento da filha do Comissario Adelino Pimenta, sem qualquer licença para o efeito, festa esta realizada na Quinta do Monte, com a presença Senhores ilustres do Comando como sejam o 2 Comandante Regional, o Oliveira Martins e claro do Chefe do Núcleo de Armas e Explosivos o Comissário Roberto Fernandes e o Comandante da Policia do Funchal, o Subintendente Gomes, como é demonstrativo nas fotos do Facebook do Comissário Roberto Fernandes.

- Sr. José Manuel Coelho, relembramos a V. Ex. a ordem dada pelo Comissario roberto Fernandes ao comando para que ninguém fizesse operações STOP na festa do PSD na Herdade do Chão da Lagoa em 28JUL13, ficando de uma vez provado que este senhor e o comissário Pimenta estão  ao serviço do PSD  Madeira.

- Junto envio as fotos das jantaradas com os senhores procuradores e as noticias mais importantes e ainda as fotos do facebook como existiu festa de casamento no dia 06Julho de 2013 com fogo-de-artifício sem qualquer tipo de licença.- È uma vergonha ninguém vê isto?????????????????????????????????

Parabéns e um bem haja ao SIAP da PSP por ser o único sindicato que defende realmente a Polícia e os policias, enquanto que o maior sindicato da PSP ainda a dormir a ASPP.

O Presidente do SIAP é o único sindicalista que tem “ Tomates” para remar contra esta maré de corrupção.»
  
Foto do fogo de artifício ilegal no casamento da filha do comissário Pimenta
Oficiais da PSP acusados pelo SIAP de favorecerem a corrupção no Comando  Regional da Madeira.Da esquerda para a direita: Comissário Roberto Fernandes, comissário Adelino Pimenta, comissário Gualter Gomes e intendente Oliveira Martins 2º CMDT e há 11 anos na Madeira totalmente feito com a extrutura do regime jardinista. A foto foi obtida em  7 Julho de 2013 no casamento da filha do comissário Pimenta na freguesia do Monte.
E andam os portugueses a pagar impostos para que esta senhora enriqueça com as suas pensões abusivas e quase pornográficas ganhas à sombra da democracia de que alimenta a sua vaidade.

Esta direita que nunca deu o mais o mais pequeno passo na defesa da democracia e que o mais que conseguiu foi andar armada em liberal na Assembleia Nacional do regime, começa a assumir o seu ódio e desprezo pelos que fizeram o 25 de Abril. De um lado temos os que arriscaram as suas carreiras para nos darem a democracia e que hoje ganham miseravelmente, do outro temos uma senhora que nunca evidenciou grande coisa e que colecciona pensões oficiais ganhas à sombra da democracia.

Enfim, é o resultado da generosidade dos que fizeram o 25 de Abril, não julgaram o regime e têm vindo a aceitar todas as sacanices que lhes fizeram ao longo destes 40 anos.

4 comentários:

  1. "os colegas do Comando"??? Colegas??? Colegas são as putas! Os fulanos que escreveram isto não são polícias, não são nada! Delírios do Cartaxo, está visto.

    ResponderEliminar
  2. nao sei se ja mudaram a lei mas normalmente fogo preso nao carece de licença,quanto ao resto nao acho certo um agente que ja contornou a lei estar a exercer.mas so um juiz é que pode condenar no nosso pais.Mas em portugal hoje em dia a vida é como quando se anda a tirar a carta segue se tudo a risca ate os piscas depois de ter a carta ja nao é preciso piscas e assim esta o nosso dia a dia.enquanto as pessoas nao souberem ser profissionais e nao tomarem cores politicas partidarias e nao forem unanimes no seu trabalho nao vamos a lado nenhum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer utilização de artigos pirotécnicos por profissionais obriga a licença. Em caso de dúvidas informe-se no Comando Regional.

      Eliminar
  3. GRAFIBRAVA - ARTES GRÁFICAS, LDA de Dulcineia Fernandes Miranda Baptista de Sá investigada pela PJ-Madeira.

    ResponderEliminar