quinta-feira, 26 de maio de 2016

Faleceu um ilustre Santacruzense.A freguesia de Santa Cruz ficou mais pobre!, José Agostinho Pereira de Gouveia

Faleceu Pereira de Gouveia

O antigo secretário regional da Economia e Cooperação Externa, José Agostinho Pereira de Gouveia, faleceu hoje, vítima de doença prolongada. Tinha 74 anos.Foi director coordenador dos Correios e Telecomunicações na Madeira,até ao início da década de 90, tendo chegado ao Governo Regional liderado por Alberto João Jardim a 10 de janeiro de 1992, para liderara a pasta da Economia. A 11 de Novembro de 1992 integra o VI Governo Regional, mantendo-se no mandato seguinte até 2000.Na sua passagem pelo executivo, foi conhecido por ser pioneiro a fazer pontes entre governos da República e da Região e por liderar projectos como a Operação Integrada de Desenvolvimento no Porto Santo e  ampliação do aeroporto da Madeira. (fonte:diário)


Este ilustre Homem de Santa Cruz grande político e excelente gestor e quadro técnico sempre foi uma pessoa muito estimada e admirada pelas gentes de Santa Cruz. O seu saber e conhecimento do mundo, muitos proveitos trouxe à nossa Região Autónoma. Foi um hábil negociador com os governos da República. A ele se deve muito a Ampliação do aeroporto da Madeira soube negociar com grande exito esse dossier com o governo central de Lisboa. Era um homem pragmático e de acção, tal como o seu ilustre avô o Dr. Joaquim Vasconcelos de Gouveia que em 1928 foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.


Dr. Joaquim Vasconcelos de Gouveia avô do nosso ilustre falecido foi o maior e melhor presidente da Câmara de Santa Cruz. Na década de 30 do século passado foi presidente da edilidade santacruzense. A ele se devem as melhores obras da então Vila de Santa Cruz. Foi ele que em 1933 construiu o edifício do tribunal de Santa Cruz e os jardins municipais existentes na vila (hoje cidade).



 O sr. Joaquim Pereira de Gouveia era tio do falecido. era uma das pessoas mais instruídas de Santa Cruz, era um brilhante homem de negócios. Trabalhou muitos anos na casa Blandy no agenciamento de navios e na seguradora Lloyds. Falava fluentemente várias línguas.No exercício do seu trabalho ligado à reparação naval no arsenal da casa Blandy, viajou muito pelo mundo. Faleceu aos 88 anos em 2012.
Edifício do Tribunal de Santa Cruz  foi mandado construir em 1930 pelo dr. Joaquim Vasconcelos de Gouveia.


José Manuel Coelho do PTP faz o elogio da obra do dr. Joaquim Vasconcelos de Gouveia
Recordações de Santa Cruz no tempo do dr. Joaquim
Apontamentos reunidos pela senhora Maria Conçeição Correia

 

Sem comentários:

Enviar um comentário