“Foi Otto que mostrou a todos como esquemas táticos poderiam fazer equipas menos qualificadas vencer jogos” Nando Glória Sobrinho-neto de Otto Glória.
.
19 de Agosto de 1954. Otto Glória profissionaliza Benfica
Adeus ao amadorismo, viva a nova era do futebol português
Com o selo de qualidade de Rui Miguel Tovar do Jornal I.
Neto de portugueses, Otto Glória nasce no Brasil mas é em Portugal que faz história. Treina Benfica, Sporting, Belenenses, FC Porto e a selecção portuguesa rumo ao terceiro lugar no Mundial-66, tendo-lhe pertencido também o comando da selecção no início da qualificação para o Euro 84. Quando Otto chega a Lisboa em 1954, é para limpar a face ao futebol amador português. O Benfica contrata-o para profissionalizar o clube e Otto Glória revela-se à altura do desafio. Cria o Lar do Jogador, implementa concentrações e estágios com regras rígidas (os jogadores estão proibidos de jogar cartas ou dados e de falar calão) e proíbe o próprio presidente do clube (Joaquim Bogalho) de ir ao balneário ou falar com os futebolistas. É este o caminho do futuro.
Dedicamos esta beldade aos leitores do nosso Pravda
Um "cara" que chegou a Portugal em 1954 com uma mão à frente e outra atrás e deram palha a esse convencido que era treinador de futebol.... Das maiores anedotas que veio do Brasil.
ResponderEliminarAté conseguiu enganar o Marítimo mandando com o seu aval contentores de pernas-de-pau e alguns nem sabiam calçar umas botas de futebol
Reinaldo Justo,...Escurinho.....,
Eliminar