quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Recusar fazer a saudação nazi foi castigado com a morte

August Landmesser, o homem que não fez a saudação nazi
A história de August Landmesser é a de um homem que desafiou o regime nazi. Casou-se com uma judia, teve com ela duas filhas e foi preso por “desonrar a raça”. Serviu na II Guerra Mundial e desapareceu em combate. A mulher foi presa e eliminada pela Gestapo. As duas filhas sobreviveram e uma delas contou em livro o momento desafiador da vida do seu pai: em 1936, August Landmesser foi o homem que não fez a saudação nazi.
A fotografia diz tudo. Num mar de braços erguidos numa saudação ao regime nazi, a única figura com os braços cruzados é a de August Landmesser. Estamos em 1936 e a ocasião retrata o momento em que a multidão assistia, junto ao porto de Hamburgo, ao baptismo de mar de um navio-escola da Marinha alemã.

Nessa ocasião, August Landmesser - um trabalhador dos estaleiros de Hamburgo - tinha razões pessoais para se querer distanciar do regime nazi. Ainda que tenha pertencido ao partido de Hitler entre 1931 e 1935, foi expulso depois de decidir casar-se a judia Irma Eckler.

Depois de terem duas filhas, Ingrid e Irene, Landmesser foi expulso do partido e mandado para a prisão por ter “desonrado a raça”. As filhas foram separadas - uma delas ficou com a avó materna e a outra enviada para um orfanato (Irene) - e Irma Eckler foi detida e posteriormente eliminada pela Gestapo.

Em 1941 Landmesser saiu da prisão mas foi imediatamente mandado para a guerra, onde acabou por ser dado como desaparecido em combate e presumivelmente morto.

Esta história trágica, pontuada por este momento de heroísmo registado em fotografia, acabou por sair à luz do dia ainda na década de 90 (depois da uma das filhas, Irene, ter recuperado o seu passado e o ter escrito em livro), mas só recentemente esta história se popularizou em todo o mundo graças às redes sociais e, concretamente, ao Facebook.

A fotografia do momento de desafio heróico de Landmesser deu a volta ao mundo nos últimos tempos, depois de esta história ter sido recuperada num blogue japonês criado para ajudar nas tarefas de socorro após o terramoto de Março de 2011.

Em 1996 a história completa da família Landmesser foi publicada por Irene no livro “Irene Eckler: Uma Família Separada pela Vergonha Racial”.

Sabe-se que as duas irmãs acabaram por se reunir muitos anos após a morte dos pais e que partilharam fotografias e memórias de infância. Irene visitou Hamburgo para falar com familiares da mãe que tivessem sobrevivido ao Holocausto e para descobrir o máximo que pudesse acerca do seu passado nos tribunais locais. Foi assim que nasceu o seu livro, o testemunho vivo de como o regime nazi separou famílias e aniquilou milhares de vidas em nome da pureza da raça. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário