terça-feira, 1 de setembro de 2015

«Ela escreveu o que as pessoas gostam que lhes digam.» Razão principal para o êxito da escritora britânica Agatha Christie

Agatha Christie - O segredo do seu êxito



por Miguel Urbano Rodrigues


Agatha Christie (1890/1978) foi uma escritora importante?

Sim, muito importante. Dos seus livros, traduzidos em 100 idiomas, foram vendidos mais de 4 mil milhões de exemplares. Um total de vendas assombroso, somente superado pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.

Mas porventura foi uma grande figura da literatura mundial? Não.

Sobre ela foram escritos dezenas de livros, quase todos elogiosos. Uma das suas peças de teatro, A Ratoeira, permaneceu no cartaz no Reino Unido durante mais de uma década. A Rainha Elisabeth, sua grande admiradora, atribuiu-lhe o título de Lady do Império.

Mas nunca obteve o apreço da crítica literária séria.

Como explicar o seu êxito comercial que ultrapassa o de qualquer outro autor de romances policiais, de Conan Doyle a Georges Simenon?

A leitura da sua autobiografia [1] ajudou-me no esforço para encontrar uma resposta.

Agatha nasceu numa mansão da estância balnear de Torquay. O pai era um americano britanizado. Não trabalhava, como era habitual na época vitoriana para quem vivia dos rendimentos.

Nas memórias a escritora recorda uma infância feliz numa família abastada da alta classe média. Quando no final do século XIX diminuíram os dinheiros que chegavam dos EUA, os pais alugaram a casa de Torquay e foram passar um ano no sul de França e depois na Bretanha, onde o custo de vida era menor.

"Uma das coisas que, penso, sentiria mais – escreveu na velhice – se fosse criança nos dias de hoje, seria a ausência de criados".

As referências à criadagem da época, que ela admirava pelo "orgulho profissional", são abundantes.

Agatha nunca frequentou uma escola. Estudou em casa e em pensionatos franceses, sobretudo música e canto.

Casou aos 22 anos, em 1912, com Archibald Christie, um oficial da Força Aérea, que, finda a I Guerra Mundial, se tornou corretor da City londrina. Amou intensamente o companheiro, viajou pelo mundo com ele, mas após 14 anos de um casamento harmonioso (nasceu uma filha em 1919), o marido apaixonou-se por uma amiga e pediu o divórcio. A escritora conta que olhou para ele e percebeu que afinal era "um desconhecido". Agatha, angustiada, desapareceu durante dias, sofreu horrores, teve uma crise de amnésia.

O seu primeiro livro, um policial, foi escrito durante a guerra mas, recusado por seis editoras, somente foi publicado em 1920. Passou praticamente despercebido.

Durante anos Agatha resistiu a assumir-se como escritora, embora publicasse romances com alguma frequência. O êxito tardou. Para ele contribuiu a personagem que criou, Hercule Poirot, um excêntrico detetive belga muito vaidoso.

A publicação em folhetins dos primeiros livros e a adaptação ao teatro de outros foi para ela uma importante fonte de recursos. No início da II Guerra Mundial já era a escritora mais lida da Inglaterra e nos EUA a sua popularidade era enorme.

Muito inteligente, sensível, com uma imaginação prodigiosa, sentiu sempre dificuldade em se expressar em público, mas cativava as pessoas, era uma comunicadora superdotada.

"Sou muitas coisas - assim se retratou na Autobiografia - bem-disposta, exuberante, distraída, esquecida, tímida, afetuosa, completamente desprovida de autoconfiança, moderadamente altruísta (…) Gosto de sol, de maçãs, de quase todo o tipo de música, de comboios, de quebra-cabeças numéricos, e de tudo o que tenha a ver com números, de nadar no mar, de silêncio, de dormir, de sonhar, de comer, do cheiro de café, de lírios, da maioria dos cães e de ir ao teatro".

Essa confidência não ajuda muito a avaliar a sua personalidade complexa, contraditória, desconcertante.

Nas suas viagens por todos os continentes acumulou uma soma impressionante de conhecimentos. Mas não os transformou numa cultura extensiva, integral. Não tentou sequer esse desafio.

Nos seus livros o leitor não encontra um pensamento estruturado, uma meditação profunda sobre a existência e a História dos países do Médio Oriente onde viveu largos anos.

Ciente das suas limitações, é uma escritora de espumas. Criou um estilo, mas cultiva o superficial, a banalidade.

O tratamento da temática do quotidiano é em alguns escritores de uma grande riqueza. Em Georges Simenon, por exemplo. Nos seus romances, ele retrata admiravelmente les petits gens, as porteiras de Paris, os taberneiros, as prostitutas, as velhas solteironas, os clochards do Sena. O comissário Maigret é a antítese do Poirot de Agatha.

Perguntaram um dia a André Gide quem era na sua opinião o maior escritor da França. A sua resposta desconcertou o entrevistador: Georges Simenon. Exagerou, mas o criador de Maigret atravessou as portas da grande literatura; a mãe de Poirot não.

A gente de baixo não merece atenção especial de Agatha. Não é por snobismo que a esquece. Concentra a sua atenção na sua gente. Com a exceção dos romances de Miss Marple, a velha senhora de uma aldeia inglesa, e de Tommy e Tupence, escolhe as personagens na aristocracia, na gentry britânica, na alta burguesia, no mundo das artes.

Diz ter sido inspirada por Conan Doyle. Mas um abismo intransponível separa Poirot de Sherlock Holmes.

Os seus livros estão infestados de estereótipos e de lugares comuns, de disparates. É categórica na afirmação de que a amizade entre homens e mulheres lhe aparece como um absurdo. Sofreu muito durante as duas guerras. Mas concluiu que "vencer uma guerra é tão desastroso como perdê-la". Não hesitou em confessar que "o melhor de escrever naquele tempo é que eu relacionava o trabalho diretamente com dinheiro".

Cultiva com requinte o suspense. Mas a sua técnica faz dela, para alguns críticos, uma "escritora batoteira". Porquê?

Agatha lembra que gostou sempre de abrir "pistas falsas", para enganar o leitor. Mas oculta até às últimas páginas informações indispensáveis para a identificação do criminoso. Em alguns casos, depois de matar várias pessoas, este só aparece quase no final.

happy end, talvez para atenuar o choque inerente à violência do tema, é frequente nos seus livros, sobretudo a relação amorosa entre personagens secundárias.

As viagens da juventude e as prolongadas estadas com o segundo marido no Iraque contribuíram para o êxito de alguns dos seus romances.

A pedido de um amigo, escreveu aliás um romance policial cuja ação se situa no Egipto faraónico.

Mas os leitores não encontram nesses livros algo que possa revelar um interesse profundo da autora – sequer interesse - pelas culturas da Assíria, da Suméria, ou do vale do Nilo no tempo do último Ramsés.

Na Autobiografia, iniciada em 1950 e concluída em 1965, três quartos são dedicados à infância, à adolescência, à juventude, ao convívio com o primeiro marido. Os 48 anos vividos com Max Mallowan, o segundo marido, um eminente arqueólogo, merecem-lhe menos atenção. A desproporção choca o leitor.



Agatha Christie somente é concebível na Inglaterra do seu tempo. Como mulher e escritora foi totalmente inglesa, inimaginável noutro país, noutro século.

Mas escreveu para milhões de não ingleses, foi por eles admirada como pelos seus compatriotas.

Como compreender, como explicar o seu imenso, surpreendente êxito literário?

Creio que para ele foi determinante ir ao encontro do que é comum no "gosto" da esmagadora maioria dos leitores de qualquer nacionalidade.

Ela escreveu o que as pessoas gostam que lhes digam.

Agatha faz-me pensar nas audiências enormes das telenovelas, na abertura à mediocridade. Penso também no êxito dos comentadores políticos da televisão cujas opiniões ofendem a inteligência.

Obviamente que Aristóteles ou Einstein não poderiam inspirar ao homo sapiens contemporâneo o interesse despertado pelos livros de Agatha Christie. 
29/Agosto/2015

[1] Agatha Christie, Autobiografia , Editora ASA, Lisboa, 2011, 704 p., ISBN 9789892316413 

O original encontra-se em www.odiario.info/?p=3753 


Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .


Autarca de Bom Jardim, no Maranhão, ostenta vida de luxo no Facebook mas não paga a professores nem fornece merendas escolares aos alunos. Na mira das autoridades, Lidiane Leite, de 25 anos, está foragida.
"Eu compro sim é o que eu quiser, gasto sim com o que eu quero, "tô" nem aí para o que achem, beijinho no ombro para os recalcados", escreveu nas redes sociais Lidiane Leite, prefeita de Bom Jardim, cidade de 50 mil habitantes no Maranhão, um dos estados mais pobres do Brasil. A autarca respondia assim, via Facebook, aos munícipes que se queixavam da precariedade das escolas da região, onde os professores estão sem receber salários e os alunos sem acesso à merenda municipal. Na sequência de reportagens sobre o comportamento de Lidiane, a Polícia Federal lançou um mandato de prisão no dia 20 de agosto. Desde então, a prefeita, é considerada foragida.
Lidiane Leite, que não pertence a nenhum partido político, é prefeita por acaso. Namorada de Beto Rocha, milionário criador de gado da região, com uma fortuna avaliada em cerca de quatro milhões de euros, ela concorreu à última hora às eleições no lugar dele. Por ter casos a correr na justiça, Beto Rocha, do Par-tido da Mobilização Nacional, temeu candidatar-se e fez avançar Lidiane. Uma vez conquistada a eleição, a prefeita colocou Rocha na pasta dos Assuntos Políticos.
De origem humilde, Lidiane, que tem 25 anos e um filho desde os 14, vendia leite à porta de casa de manhã e ajudava a mãe a vender roupas numa pequena boutique durante a tarde. Depois de passar a viver com Beto Rocha e de chegar à prefeitura de Bom Jardim, passou a ostentar uma vida de luxo ilustrada diariamente nas redes sociais.
Para começar, Lidiane morava a 275 quilómetros de Bom Jardim, na capital estadual, São Luís, administrando a cidade apenas com a ajuda dos polegares e do teclado: despachava ao telemóvel com os seus secretários através de um grupo na aplicação WhatsApp chamado "Força Tarefa", a versão em português da expressão em inglês task force.
No mesmo telemóvel, mas em diferentes grupos da mesma aplicação, respondia por "Leide Day", uma tentativa de se aproximar do nome da falecida princesa de Gales Diana Spencer.
Ainda nesse mesmo telemóvel, Lidiane divulgava as festas, os eventos sociais e a correria nos ginásios da moda de São Luís que ocupavam o seu dia-a-dia através de uma sucessão interminável de selfies. Numa tarde, anunciou ela, investiu 40 mil reais numa boutique da capital maranhense, a Donna Moça, antes de terminar a noite na exclusiva discoteca Pink Elephant. Através das redes sociais, divulgou ainda a realização de duas operações plásticas - uma lipoaspiração e uma para colocar uma prótese de silicone.
Operação Eden
O seu nível de vida, o facto de morar longe e o caos na cidade pela qual foi eleita levou alguns munícipes a confrontar Lidiane Leite nas redes sociais. Mais tarde, o caso ganhou expressão no programa Bom Dia Brasil, espaço informativo da TV Globo de âmbito nacional, o que alertou as autoridades.
A Polícia Federal montou então a Operação Eden, que apurou um desvio estimado em 23 milhões de reais (cerca de sete milhões de euros) nas verbas públicas destinadas à educação - além de os professores não receberem salário e de as crianças não terem aulas por falta de merenda, o material escolar nunca chegou e as escolas da cidade estão sem casas de banho.
Desde então, Lidiane Leite é considerada como foragida para as autoridades locais. E nas últimas horas, a Interpol incluiu o seu nome na lista vermelha dos mais procurados.
Em reportagem sobre o caso, a revista Veja alertou que está longe de ser único. A Controladoria-Geral da União encontra indícios de corrupção em uma de cada cinco prefeituras que investiga. A fiscalização precária e todos os estados além do de São Paulo e do Rio de Janeiro, os desvios de volume financeiro discreto à escala nacional e a corrupção comum nas pequenas cidades onde fiscalizados e fiscalizadores se conhecem bem, estão entre as principais causas deste fenómeno.
Abandonada por todos
Ao longo da sua gestão, Lidiane Leite chegou a ser afastada do cargo por três vezes mas voltou sempre por decisões judiciais. Desta vez, porém, a vice-prefeita Malrinete Gralhada (do Partido do Movimento da Democracia Brasileira) tomou mesmo posse provisória, ontem à tarde, apoiada pela justiça, na câmara municipal de Bom Jardim porque a prefeita não se pode ausentar durante mais de dez dias sem consultar os vereadores. Ainda ontem, o advogado de Lidiane, Carlos Barros, enviou uma nota às redações a anunciar que se desligava do caso.
Até Beto Rocha rompeu com a namorada e, por consequência, com a prefeita, deixando o cargo.
O DN tentou contactar tanto o ex-advogado da prefeita como a prefeitura de Bom Jardim mas não obteve respostas.
Na última atualização do seu Facebook, Lidiane insistia na ostentação. "Antes de ser prefeita eu era pobre, né? Devia era comprar um carro mais luxuoso porque, graças a Deus, o dinheiro "tá" sobrando." (ver DN/Lisboa)


Classificação dos clubes da 1ª liga após a 3ª jornada do campeonato (clique para Ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário