terça-feira, 10 de setembro de 2024

Artigo de opinião de Raquel Coelho esta manhã no JM

 


10/09/2024 06:00

«1. DESPREOCUPADO OU A VIVER NO LIMITE, não consigo decidir qual o melhor adjetivo para classificar o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Deve ser perigosamente libertador conseguir levar a vida tão despreocupadamente ao ponto de estar a apanhar sol na praia do Porto Santo, sabendo que, certamente, iria ser fotografado, enquanto meia Madeira estava a arder. Talvez seja esse o segredo do sucesso na política. Não se preocupar tanto. Se Albuquerque sobreviveu ao avião da Força Área, o que são umas quantas serras a arder? Tranquilo.

2. “TIVE QUE ENCERRAR A CASA QUE TEMOS NO PORTO SANTO”. Se me tivessem contado, não teria acreditado que fosse verdade. Ainda bem que ficou gravado pela RTP/Madeira senão acharia, até hoje, que me estavam a dar uma peta. Pedro Ramos há de ganhar o prémio de frase do ano, naqueles “inquéritos” que os jornais gostam de fazer para apurar a personalidade política do ano e etc. Deu a desculpa mais esfarrapada para justificar a sua ausência da Região. É, mais ou menos, aquele aluno do primeiro ciclo, que diz à professora que o cão lhe comeu o trabalho de casa. A irresponsabilidade está ao mesmo nível.

3. ESPALHA BRASAS. Como transformar um incêndio florestal em um incêndio político? A inconsequência dá-nos a resposta. Miguel Albuquerque parecia o imperador Nero, a tocar harpa enquanto Roma ardia. Os únicos fogos que os nossos governantes estavam dispostos a apagar no mês de Agosto, era na praia do Porto Santo. Mas quis o destino que tivessem de interromper as férias à força, para vir prestar contas aos eleitores do combate aos incêndios. Tamanho absentismo e relutância seria de admirar, caso não estivessem há tantos anos no poder. Este é o preço que se paga pela longevidade na política. Já pouco coisa impressiona, caso contrário, seriam muitos anos em constante sobressalto e preocupação. No final de contas, o maior incêndio do ano, já tinham conseguido apagar: ganhar as eleições de 26 de Maio.

4. PARLAMENTO DE FÉRIAS. O incêndio, que deflagrou a 14 de Agosto, atingiu 3 concelhos, ardeu mais de cinco mil hectares em 13 dias e mesmo assim o Parlamento Regional ainda não realizou uma sessão plenária. Se fosse na Assembleia da República o assunto dos incêndios já tinha sido escrutinado até à exaustão, sobretudo, quando existiram erros graves de gestão por parte da proteção civil. Por cá, dá tempo.

5. COSTAS QUENTES. Pensávamos que com a perda de maioria absoluta pelo PSD/Madeira, que os nossos governantes fossem andar mais na linha. Um governo minoritário é sempre mais zeloso na sua atuação, porque ao mínimo deslize pode ser apresentada uma moção de censura no Parlamento e serem convocadas eleições antecipadas. É o que normalmente acontece nas democracias europeias, mas parece que na Madeira somos sempre a exceção à regra. O nosso governo está mais seguro do que nunca e quem o garante é a oposição. Sim, existe uma oposição - mas está no bolso da maioria. O Chega, a IL, o CDS e o PAN garantiam este governo antes da mega investigação por corrupção e garantem-no agora. Depois de tudo o que tem acontecido, o que interessa é que todos mantenham o seu lugar. O PSD tem as costas quentes. Prova disso é que, com ou sem incêndios, este governo é para continuar. Já repararam que o burburinho que se gera em torno de alguma polémica é sempre para inglês ver? Que luxo, ter a sua própria oposição. Levaram mais de 40 anos, mas por fim conseguiram, neutralizar a oposição digna desse nome.»

21 comentários:

  1. No próximo dia 30 de Novembro Raquel Coelho será eleita presidente do Ptp.

    ResponderEliminar
  2. Raquel Coelho beneficia da boa vontade do Meia Saca. Meia Saca deixa-a escrever uma vez por mês.

    ResponderEliminar
  3. Raquel diz verdades. Mas porque se há de rebaixar a dizê-las no pasquim do meia saca, é coisa que me ultrapassa. Porque não as diz aqui. Assim até parece legitimar com a sua crónica aquele jornal de pardalões, propriedade do broquilha empreiteiro cadastrado. Come as migalhas que o meia saca lhe deita, só uma vez por mês, para escrever no meio de uma súcia de comentadeiros idiotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meia Saca já disse enquanto for ele a dirigir o JM Raquel vai manter seu espaço de opinião mensal. Ainda por cima tem tanto trabalho e dedicação escrever aquelas crónica e nem um euro recebe. A vida é tão ingrata. Ninguém merece.

      Eliminar
  4. A cuelha com as suas repetições mensais sobre aquilo que estamos fartos de saber. Enfim. Gente pequenina que se acha grande.

    ResponderEliminar
  5. Isto são só monopólios, és um infeliz tonto e mentiroso.
    Charl

    ResponderEliminar
  6. A cuelha tem muito trabalho a escrever 1 charada por mês? Replicar aquilo que outros dizem?

    ResponderEliminar
  7. Está farta? Só uma por mês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá muito trabalho ter de escrever uma crónica por mês. Ainda por cima não ganha um tostão.
      Raquel escrevia uma crónica no Tribuna da Madeira. Foi dispensada. Alguem sabe o motivo da dispensa?
      Até hoje ninguém sabe o motivo. Será que atacou algum poderoso desta terra?
      Quem lê o Tribuna da Madeira? Meia dúzia de idiotas!

      Eliminar
    2. Escrevia ? Sabe-se bem quem escreve essas crónicas

      Eliminar
    3. Meia dúzia de idiotas é o que aguenta esse tribuna .E é o que ainda vai safando os ardidos

      Eliminar
  8. Alertar a coelhada de Gaula e arredores o uso de máscara anti-merda para andar naquela zona leste. O lixo está a céu aberto e é cá um perfume.
    Alerta-se também aos passageiros chegadas/partidas para usarem máscaras nas proximidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde anda o meia-foda élvio que ainda não arranjou peças para os carros do lixo?

      Eliminar
  9. Mais um diploma num domingo e na horizontal

    ResponderEliminar
  10. Por falar em trastes.....
    até o raimundinho em fase terminal ainda manda bitaites.....

    ResponderEliminar
  11. Pensas que é tudo como tu, seu mafioso e reles Venezuelano?
    Larga esse computador e faz-te à vida, exilado da merda.
    Vives às custas dos pobres , para mostrares que és rico, mas a tua cara pobre denuncia-te
    Desaparece pedofilo.

    ResponderEliminar
  12. Quem és tu criminosa? Mostra quem és? A inveja mata. Eu não descanso enquanto não ver na cadeia. Eu luto contra a pedofilia. Tu proteges a pedofilia enraizada na Madeira. Eu sou bilionário em valores, podridão da humanidade. Contudo, não pensava duas vezes em aniquilar gente como tu, a podridão da humanidade. Vai fazer qualquer coisa de útil, podre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho uma vida, sabes rabeta 🇻🇪?
      Eu trabalho, não tenho tempo para ti.
      Não tenho tempo para imbecilidades, como
      A tua pessoa.
      Mas fiz parte dos que te aniquilaram, perceberam o teu narcisismo, as tuas infinitas mentiras e alucinações.
      Estás exilado.
      A ilha da Madeira, sente repugnância por ti
      Estás feito, lutas contra a pedofilia?
      TU, que estás proibido de ver a tua filha? Pelos mesmos motivos, tu, seu xenófobo?
      Eu descontei para que recebesses subsídios, cursos, casas, e carros de borla
      Vai mas é trabalhar!

      Eliminar
    2. Inveja de um criminoso????

      Eliminar
  13. Macedo bilionário em valores? Este idiota está novamente com um surto psicótico. Internem este Macedo enquanto é tempo.

    ResponderEliminar