quinta-feira, 5 de setembro de 2024

O MP em Moçambique está como o Ministério Público da Madeira todo corrompido ao serviço do PSD e seus oligarcas

 Com procuradores como Isabel Dias o regime corrupto do PSD vai durar cem anos. Vai ultrapassar as "democracias" africanas.


A procuradora-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, admitiu hoje que a disciplina dos profissionais do Ministério Público é um desafio do órgão, alertando para um “aumento sistemático” de denúncias de casos de corrupção e mau atendimento.

Beatriz Buchili afirmou, em Maputo, durante a tomada de posse de 13 membros do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (MP), que “outro desafio que se impõe ao nosso órgão prende-se com a disciplina dos profissionais do Ministério Público (MP), pois assiste-se ao aumento sistemático de denúncias e participações relacionadas, por vezes, com comportamentos não abonatórios de magistrados, oficiais de justiça e assistentes dos oficiais de justiça”.

Beatriz Buchili apontou, entre outros elementos, a corrupção, mau atendimento ao público, atraso na tramitação de processos, ausências do local de trabalho e problemas de relacionamento interpessoal como algumas das recorrentes denúncias relacionadas aos profissionais do MP.

A procuradora-geral pediu que os novos empossados no Conselho Superior da Magistratura aperfeiçoem mecanismos internos, visando elevar a ética e deontologia dos profissionais do Ministério Público, exigindo o cumprimento dos seus deveres.

“A postura desta classe deve inspirar confiança nos cidadãos, pois é o órgão com a missão de prevenir e combater, sem tréguas, estes males que acabam por contribuir negativamente na construção do nosso Estado de direito democrático”, disse Beatriz Buchili.

A responsável apontou o desafio numa altura em que os magistrados discutem com o Governo melhorias salariais, segurança para os profissionais, autonomia e independência financeira, na sequência de um caderno reivindicativo submetido ao executivo em Julho deste ano.

Em 19 de Agosto, o presidente da Associação Moçambicana dos Magistrados do Ministério Público, Eduardo Sumbana, disse à Lusa que os profissionais registam “avanços importantes” nas conversações com o Governo moçambicano.

Moçambique conta com um total de 774 magistrados, pouco mais de 300 comparado a 2019, avançou hoje a procuradora-geral. “Na componente de gestão de magistrados e oficiais de justiça, reforçamos a cobertura territorial, contando actualmente com 774 magistrados e 1.691 oficiais, comparativamente a 466 e 1.249, respectivamente, do ano 2019”, concluiu Beatriz Buchili.

“Em resultado da nossa actuação, temos estado a registar tentativas de intimidação a magistrados e investigadores de modo a desencorajá-los de perseguir a sua missão”, disse em Junho Beatriz Buchili, na abertura da reunião dos Gabinetes Centrais de Combate à Corrupção, Criminalidade Organizada e Transnacional e Recuperação de Activos, que decorreu em Maputo.

https://jornalf8.net/2024/denuncias-de-corrupcao-na-magistratura-mocambicana/

6 comentários:

  1. Muito importante para a nossa região.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns ao Pravda por publicar estas notícias de grande interesse histórico para a ilha.
      Pelo fair-play o coelho vai receber um prêmio Júlio branco

      Eliminar
    2. Como se o Charl, fosse madeirense, este fdp é 🇻🇪
      Só sabe publicar textos tristes e enfandonhos e ainda se auto elogia.
      És um sem vergonha
      Este blogue e o teu perfil de merda, não valem um segunda de atenção.

      Eliminar
    3. Sou filho de portugueses de gema. Genes portugueses com geanologia comprovada de séculos. Nasci na Venezuela como poderia ter nascido noutro sítio qualquer. Tenho orgulho de ter nascido na Venezuela em 1980, altura em que a mesma Venezuela era o terceiro país mais rico das américas, atrás do EUA e Canadá. Vivi um nível devida que os supostos ricos parasitas da Madeira nunca tiveram na altura. Até motorista privado tinha para a escola (uma Grande Cherokee).

      Eliminar
    4. Foda-se fico pasmado com este mira enjeitado de um cruzamento com uma índia venezuelana que fugiu para a Madeira e tem o desplante de dizer que é um português de gema.?

      Eliminar
  2. A ERA DO JORNALISMO DE GUERRA! O QUE SERIA UM JORNALISMO DE PAZ?
    https://www.youtube.com/watch?v=MjsII5nIMMI

    ResponderEliminar