quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Blog homónimo (que tem o mesmo nome) do PRAVDAILHÉU broca forte e feio na imprensa vendida aos grupos económicos na Madeira

“Horas Más” - o estado calamitoso da nossa Imprensa regional

“Horas Más” é uma magnifica obra de Gabriel Garcia Marques e conta a história de um pequeno vilarejo onde quase todas as manhãs são pregados anonimamente nas portas das casas, panfletos, denunciando a vida privada deste e daquele, nomeadamente casos de infidelidade, segredo de família e amores proibidos. A situação torna-se de tal maneira explosiva e lamacenta, que leva o povoado a uma espécie de Estado-de-sítio, com mortes, vinganças, e com aproveitamentos políticos pelo meio.

Deste modo, só espero que a nossa pequena comunidade insular não seja tomada por este género de contágio asqueroso, de gente a escarafunchar na vida privada de cada um, no intuito de alcançar sórdidos e repugnantes objetivos. 

Mas, o mais grave e condenável, é haver certa Imprensa da região a indicar dicas e achegas nas suas páginas eletrónicas, com o objetivo patológico de guiarem os seus leitores em direção a este pantanal putrefato. 

Digo isto, como também condeno o atual estado da nossa Imprensa escrita, onde a informação credivel, independente e objetiva, deu lugar a uma espécie de leilão jornalístico, onde a força política que promove mais encartes, mais iniciativas promocionais de propaganda, mais “chouriços” - como se diz na gíria jornalística - e aquela que desvia mais dinheiros públicos para os seus proprietários, é a força política que triunfa, que tem mais destaque, e aquela cujos líderes políticos mais aparecem com as suas cremalheiras sorridentes ao lado dos seus pseudosucessos em celulose.

E como a maioria das pessoas não estão treinadas nem preparadas para distinguir o que é jornalismo sério e o que é propaganda e manipulação, tornam-se sem o saber, vítimas e agentes teleguiados destes vendilhões de papel, nomeadamente no dia que irão meter o seu voto na urna.

É tempo de se dizer basta! De se acabar com esta sangria de dinheiro dos contribuintes a caírem diretamente nos bolsos insaciáveis dos patrões destes órgãos de propaganda. Já estamos fartos de ver jornais preocupados com o deputado que rasgou o papelinho; o videozinho que os apanhou na retoiça; aquele outro que mascou pastilha elástica; ou um outro que se excedeu numa noite de copos, situações censuráveis, é certo, mas cuja importância é infinitamente menor, do que os grandes casos de corrupção que abalam a nossa sociedade, como o desvio de milhões de euros dos contribuintes para grupos privados; contratos públicos mafiados; monopólios de rapina instituídos e protegidos; tachos na administração regional e municipal para satisfazer clientelas políticas; apartamentos onde são engendrados milhões de euros em faturas falsas; orçamentos participativos realizados para a propaganda e para beneficiar filhos e enteados; ajustes diretos de negócios públicos a sociedades amigas, em troca de favores monetários, tudo situações deliberadamente abafadas ou publicados envergonhadamente em páginas interiores que ninguém lê.

E ai daquele que se atreva a desmascará-los e criticá-los, pois é logo crucificado e achincalhado nas folhas dos respetivos jornais.

É este o estado calamitoso da nossa Imprensa regional, onde os jornalistas de uma forma muito subtil são amordaçados e manietados por estes poderes ocultos, e onde se promove a autocensura e o encobrimento.

Por isso, senhores deputados, parece que batemos no fundo! Vivemos “Horas Más”!

Discurso de Gil Canha no encerramento do debate do Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2019. (ver blog que nos copia)

Por quem não esqueciSétima legião

Por quem não esqueci Sétima legião (EMI) Há uma voz de sempre que chama por mim para que eu lembre que a noite tem fim ainda procuro por quem não esqueci em nome de um sonho em nome de ti procuro à noite um sinal de ti eu espero à noite por quem não esqueci eu peço à noite um sinal de ti quem eu não esqueci por sinais perdidos espero em vão por tempos antigos por uma canção ainda procuro por quem não esqueci por quem já não volta por quem eu perdi procuro à noite um sinal de ti eu espero à noite por quem não esqueci eu peço à noite um sinal de ti quem eu não esqueci
(EMI)


2 comentários:

  1. Parece mais um fork ( pt.wikipedia.org/wiki/Bifurca%C3%A7%C3%A3o_%28desenvolvimento_de_software%29 ) do pravdailheu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Esse deputado é a criatura mais feia do parlamento.
    Vai te lavar porco nojento!

    ResponderEliminar