quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Em Portugal tal como no Brasil a Justiça é usada como arma de perseguição política

Chico Buarque entrega ao papa informe sobre ‘lawfare’ que ameaça América Latina
O cantor e compositor brasileiro Chico Buarque se apresenta durante ensaio de seu novo show, 'Caravanas', no Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2018 - AFP/Arquivos

O cantor e compositor brasileiro Chico Buarque entregou ao papa Francisco, nesta terça-feira (11), um informe sobre o uso da justiça com fins políticos na América Latina, o “lawfare”, considerado uma ameaça para a democracia na região, informaram fontes da delegação.Buarque, que estava acompanhado de outros líderes latino-americanos, entre eles a advogada brasileira Carol Proner e o argentino Roberto Carlés, conversou com o papa Francisco durante 45 minutos em sua residência privada, Casa Santa Marta, no Vaticano.

O papa argentino, sensível a esses temas, recebeu o informe sobre o “lawfare”, palavra usada para indicar as chamadas “guerras jurídicas” e a perseguição de líderes políticos e de movimentos sociais de protesto.“O chamado lawfare é uma técnica de guerra jurídica, que o general americano Charles Dunlap descreveu como um método de guerra não convencional, através do qual a lei é utilizada como um meio para alcançar um objetivo militar”, explicaram.
Entre os casos apontados pelos denunciantes estão os dos ex-presidentes do Brasil, Lula da Silva, atualmente preso. Do Equador, Rafael Correa e da Argentina, Cristina Fernández.
“Lawfare é o uso indevido da lei para promover uma perseguição política”, explicaram após o encontro.O grupo de ativistas considera que se trata de uma verdadeira “ameaça” à democracia em todo o mundo, e teme que através das novas redes de comunicação a “demonização” e a “deslegitimação” dos adversários políticos se estendam com mais facilidade. (revista "Isto é")
Sabiam que 21% do nosso PIB está em offshores? Porque é que a malta do “Vamos Parar Portugal”, em vez de tentar parar os portugueses que andam a trabalhar, não se reúne no dia 21 à porta destes cavalheiros? Se o dinheiro que eles fizeram de cá sair regressasse a Portugal, talvez não precisássemos de pagar tantos impostos…

2 comentários:

  1. e sobre o Avelino? Nada!? Estranho...

    ResponderEliminar
  2. Homem, um animal político
    http://opravdailheu.blogspot.com/2018/12/marcia-junges-edicao-ricardo-machado.html

    ResponderEliminar