terça-feira, 9 de julho de 2019

Álvaro Cunhal grande teórico do movimento comunista Internacional

“No papel é fácil escrever e ao microfone é fácil gritar: “chegou a hora do assalto final!” Para o assalto final, não basta escrever ou gritar. É preciso, além de condições objectivas, que exista uma força material, a força organizada, para se lançar ao assalto, ou seja, um exército político ligado às massas e as massas radicalizadas, dispostas e preparadas para a luta pelo poder, para a insurreição (…) Os radicais pequeno-burgueses são incapazes de compreender que os objectivos fundamentais da revolução não se alcançam reclamando-os, mas conquistando-os.” 

Álvaro Cunhal, «O Radicalismo Pequeno-Burguês de Fachada Socialista», 1970.
«As formas de dominação, tanto da ditadura da burguesia como na ditadura do proletariado, é que podem ser diversas. A ditadura da burguesia pode exercer-se através de variadas estruturas dos órgãos do poder e da administração, ou seja, sob regimes políticos diferentes: república parlamentar, monarquia constitucional, governo militar, ditadura fascista, etc. Em qualquer caso é sempre a «ditadura da burguesia». A ditadura do proletariado pode também exercer-se com a existência de um ou de mais partidos, com um sistema soviético ou uma assembleia parlamentar, ou outras formas de organização do poder. As experiências históricas das democracias populares já mostraram que o sistema soviético não é o único possível para o exercício da ditadura do proletariado, não é a forma única e obrigatória dum estado socialista.» (fonte)O que é o Estado?

« O Estado é uma «organização especial do poder» «um poder especial de repressão», «a organização da violência», um aparelho militar e burocrático constituido especialmente pelas forças armadas, pela polícia, pelos tribunais, pelos órgão legislativos e executivos, pelo funcionalismo.

 Aparentemente acima da sociedade e das classes, o Estado é na realidade um instrumento de dominação e opressão de uma classe sobre as outras classes.


O Estado pode ser uma ditadura da burguesia

...A ditadura da burguesia pode exercer-se através de variadas estruturas dos órgãos de poder e da administração, ou seja, sob regimes políticos diferentes:república parlamentar, monarquia constitucional, governo militar, ditadura fascista, etc. ...
...Todo o aparelho do primeiro Estado socialista (URSS) deixou de ser orientado pelo centralismo burocrático característico dos Estados burgueses, para ser orientado pelos princípios do centralismo democrático.

Na URSS os juízes eram eleitos.

 O Exército Vermelho nasceu do povo e da Revolução. ...
A justiça foi também profundamente democratizada.Através de juízes eleitos e de assessores populares, as massas trabalhadoras passaram a participar amplamente na sua administração. A milícia tornou-se um instrumento de defesa diária da segurança da população. Os funcionários passaram a ser eleitos e revocáveis. ... (ver Fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário