quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Excelente intervenção sobre os incêndios na Madeira na AR pelo deputado Francisco Gomes

 Chega alerta para relação entre incêndios e abandono da agricultura familiar

 O deputado Francisco Gomes, eleito pelo Chega para a Assembleia da República, representou o partido na audição ao diretor do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, realizada hoje no parlamento nacional. Esta sessão ocorreu no âmbito da análise que órgão de soberania tem vindo a fazer aos incêndios que devastaram a região em agosto do ano passado.

 Após a sua intervenção, o parlamentar expressou preocupação com o que diz ser a relação entre a crescente ocorrência de incêndios na Região Autónoma da Madeira e o abandono do setor primário, em particular da agricultura familiar. Para Francisco Gomes, este abandono tem consequências diretas na acumulação de material combustível, aumentando o risco de incêndios de grande dimensão.

  Segundo o deputado, um dos principais fatores que contribuem para o abandono da agricultura familiar é a falta de uma estratégia mais inteligente para o setor agrícola, algo que responsabiliza o governo regional. O parlamentar mais considera que a agricultura familiar tem sido esquecida ao longo dos anos, o que tem levado muitos pequenos agricultores a abandonar os seus terrenos, gerando áreas de terra produtiva que acabam por ficar ao abandono e contribuem para a vegetação seca que alimenta os incêndios.

  Além disso, Francisco Gomes alertou para a inexistência de uma rede de água de rega mais eficiente na região, um problema que, no seu entender, tem dificultado a vida dos agricultores. A seu ver, a dependência das formas tradicionais de regadio torna a atividade agrícola menos competitiva e mais vulnerável às variações climáticas, forçando muitos trabalhadores rurais a desistirem das suas produções.

 “A falta de investimento numa estratégia inteligente para a agricultura demonstra negligência das autoridades competentes. Sem o apoio necessário, os agricultores veem-se forçados a abandonar as suas atividades, o que resulta no aumento da massa combustível que alimenta os incêndios”, disse Francisco Gomes, deputado na Assembleia da República.

 O parlamentar insistiu na urgência de uma intervenção eficaz para travar o abandono do setor primário, defendendo a implementação de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar e garantam uma gestão sustentável dos solos.

 “É imperativo que o governo adote medidas concretas para apoiar os agricultores, promovendo práticas que previnam o abandono das terras e, consequentemente, reduzam o risco de incêndios florestais”, referiu.

https://www.jm-madeira.pt/regiao/chega-alerta-para-relacao-entre-incendios-e-abandono-da-agricultura-familiar-NL17498036

"GR falhou na prevenção, na resposta e continua a falhar na recuperação", diz Francisco Gomes.

https://www.dnoticias.pt/2025/1/29/436146-gr-falhou-na-prevencao-na-resposta-e-continua-a-falhar-na-recuperacao-diz-francisco-gomes/

8 comentários:

  1. Coelho traidor comunista continua a sua cruzada de louvaminhas à extrema direita

    ResponderEliminar
  2. O cuelho está a lamber cus de fascistas que têm falso CV. Quem diria, o cuelho fascista. O que interessa é mamar, não é, cuelho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisto tem toda a razão. É uma aberração este blogue defender este reles indivíduo.

      Eliminar
  3. Seria importante uma comissão de inquérito às contas do CAB club amigos do basquete, enquanto Francisco Gomes foi presidente. Há muitas contas para explicar!

    ResponderEliminar
  4. Já viram o currículo do Francisco Gomes? Dizem que por onde passou não deixou muitas saudades. Porque será?

    ResponderEliminar