«Enquanto em muitas zonas costeiras mundiais os governos desincentivam a construção de infraestruturas junto da orla costeira, aqui na Madeira entra-se pelo mar dentro. A loucura já começou no chamado Calhau de São Vicente. Que haja dinheiro de fartura para defendê-la do avanço do mar. E para melhor esclarecimento, recordo um comunicado da COSMOS, emitido a 7 de abril de 2017.
"A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, tomou conhecimento esta semana, que o actual executivo camarário de S. Vicente pretende construir um parque de estacionamento para viaturas ligeiras e pesadas, na sua frente-mar, denominada “Calhau”, (lado poente do Restaurante Quebra-Mar).
Depois da artificialização insensata da nossa orla costeira, em que o anterior regime construiu inúmeras obras costeiras por toda a ilha, muitas delas actualmente ao abandono por falta de recursos financeiros para mantê-las do avanço crescente do mar, vem a Câmara de S. Vicente, com mais esta estapafúrdia ideia, julgamos nós eleitoralista, de avançar novamente com mais uma obra pelo mar-dentro.
No momento actual, denominado por Mudança Global planetária, cujo vector principal são as alterações climáticas e a consequente subida do nível do mar, já levaram a maioria dos países com fronteira marítima a promoverem o recuo planeado e estratégico da zona costeira, porque é uma zona de risco e onde os governos não estão interessados em gastar milhões de euros para fixá-la nem indemnizar aqueles que se aventuram nela.
E o mais curioso, é que actualmente, o Concelho de S. Vicente já está a sofrer este terrível fenómeno do Movimento Transgressivo do Mar, nomeadamente na Freguesia de Ponta Delgada, onde no segmento costeiro localizado entre a ER 101 e a Estrada Padre Casimiro Freitas Abreu, tem neste momento moradias, terrenos e infra-estruturas agrícolas ameaçadas pelo avanço do mar, e em algumas delas, o mar já conquistou vários metros de terreno, sem que a autarquia mostre qualquer preocupação por este alarmante evento.
Igualmente, na vizinha Freguesia do Seixal, temos um triste exemplo de alguém que tentou desafiar o mar, construindo na beira-mar uns tanques em betão para aquacultura, actualmente em ruínas, porque o mar invadia constantemente as instalações e não houve dinheiro para mantê-las.
Deste modo, esta associação vai mover todos os esforços, nomeadamente junto das instâncias europeias, para demover a autarquia de S. Vicente em prosseguir com esta peregrina e absurda ideia.»
Funchal, 7 de Abril de 2017
A Direção
Dionísio Andrade
Mais destruição do nosso património natural! Vota PPD, votem vilões de merda! Destruam a nossa terra . Um dia serão culpados disso, vilões do caralho!
ResponderEliminarE entretanto já foste pro caralho
EliminarViva Gil Canha grande denunciador de aleivosias
EliminarO pessoal de São Vicente também nunca primou muito pela inteligência, enfiados naquele buraco fundo e húmido como a cona de onde foram mal paridos... Haveriam lá de saber votar!
ResponderEliminarO mais caricato desta obra para o mar rebentar, é que a 50 e a 100 metros existe um parque automóvel que na maioria das vezes está às moscas. Uma obra para dar de mamar ao oligarca Avelino Farinha que manda neste governo desgovernado.
ResponderEliminarComo é que uma ilha tão bonita, com paisagens deslumbrantes, pariu tanto matarruano e broquilhas que em pouco tempo vão destruir o que a natureza nos deu?
ResponderEliminarTem toda a razão!!
EliminarPerto de eleições esse traste desibernou !!!! Um regresso que se saúda Vamos ter mais um palhaço a animar a campanha
ResponderEliminarÓ palhaço junta-te ao trim trim do Naval e aí temos uma parelha de palhaços.
ResponderEliminarAssiste-se à destruição da natureza pura e simples!
ResponderEliminarO PAN, partido da natureza, que tem sido a bengala de Miguel Albuquerque no parlamento madeirense o que diz desta pouca vergonha! Uma das frentes de mar mais bonitas da madeira vai ser destruída por selvagens dos tempos modernos!
ResponderEliminarComo é que a COSMOS publica um comunicado em 2017, e passados 8 anos, o referido comunicado continua actualizado? Ou os gajos são bruxos, ou têm uma clarividència que lhes permite ver oito anos à frente!
ResponderEliminarO Gilinho é desprezado e odiado na Costa Norte. Ainda tem lata de vir falar. Mais votos para o PPD/PSD. Mais um chulo prófugo da justiça.
ResponderEliminarPapadas vai-te deitar, tás velho para estas coisas!
EliminarEle ainda anda por aí e deve à benevolência de AJJ que o amparou.
EliminarEle ainda anda escondido do Cafôfo. Doeu-lhe tanto a biqueirada no rabo quando "voou" da Câmara
EliminarO Cafofo ainda anda com a venezuelana pirosa? Esse gajo é mesmo um imbecil!
Eliminar