sábado, 23 de agosto de 2014

Dírio Ramos faz artigo de opinião lamentando-se do corte da sua reforma Choruda : 1800/euros mês


É preciso  ter lata! (Dírio fala da sua choruda reforma e até da data da sua aposentação [reforma dourada].-mas esquece-se dos seus camaradas que recebem pensões de miséria: 200/300 euros ao mês)


Agosto – o mês do desgosto dos pensionistas

O Zé, quadro superior da A. P., começou a trabalhar aos 15 anos. Aposentou-se em 2008, depois de 40 anos de trabalho e respetivos descontos para a C. G. A. Recebia líquido 1800 euros , 14 meses/ano. 
Nessa altura pagava de IRS 14%, e em 2012, 24%, quase o dobro do que pagava quando se aposentou.
Em 2013, o Zé pagou o IRS que lhe foi pedido pela CGA. Não fez qualquer biscate para receber mais algum, mas recebeu das finanças um aviso para pagar em agosto mais 900 euros, porque o seu escalão de IRS é agora de 37%, ou seja é quase três vezes mais do que pagava em 2008!
Mas isto não fica por aqui. O Zé, quando se aposentou pagava 1,1 para a ADSE, hoje paga 3,5, ou seja 3,2 vezes mais.
É aumento do IRS, da ADSE, são taxas, são sobretaxas…são os «raios que os partam»!!. O Zé sabe e sente, que apesar das medidas do T. C., tem 77% do que recebia em 2008. 
Subiu a água, a luz ,a renda, o telefone , os transportes, os medicamentos, o IVA etc. A inflação acumulada entre 2008 e 2014 ultrapassou os 12%.
 O Zé tem 65% do poder de compra de 2008. Dizem aí que o Zé tem uma pensão de luxo e que nestes anos até teve um aumento de 10% .
Há tanto Zé, tanta Maria por aí, envergonhados ou a «cramar» da situação – estudou trabalhou uma vida inteira , descontou tudo quanto o Estado lhe exigiu, comprou livros à sua conta, fez cursos e mais cursos de atualização, cumpriu o seu contrato para com o Estado, pessoa de bem, e agora vê os governantes deste país a roubar-lhe. 
Os Zés e as Marias estão ensanduichados entre o proletariado miserável e a alta finança. É gritante que o Zé e a Maria juntos, num ano recebam menos que um gestor ruinoso, de uma grande empresa, ganha num mês…sem falar dos prémios que recebe para tramar o povo .
O Zé precisa de uma bomba de ar fresco na sua alma. Precisa dar a mão à Maria, juntar-se ao António e à Ana e a tantos outros e vir para a rua gritar BASTA de roubo aos pensionistas!.
Isto está mal. A banca é o epicentro do «gamanço» organizado. Ninguém vai «dentro» ! Cada vez é mais atual o poema de Aleixo «Sei que pareço um ladrão/mas há outros que conheço/ que não parecendo o que são/ são aquilo que eu pareço».  (dnoticias/assinantes)

2 comentários:

  1. O que não dizer do seu vencimento chorudo como deputado.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr.Dírio não se preocupe com o vencimento do deputado Coelhone.Ele tem metade do seu vencimento penhorado às ordens do tribunal ao serviço do regime jardinista!

      Eliminar