quinta-feira, 29 de junho de 2017

Irmão do Olavo (jogador do CSM) está preso em Lisboa

Foi detido o antigo director do BES na Madeira João Alexandre

Arguido foi ouvido por um juiz e está em prisão domiciliária
No Universo BES, há um arguido em prisão domiciliária: trata-se de João Alexandre Silva, antigo director do BES Madeira e ex-representante do Banco Espírito Santo, na Venezuela, avança a SIC.
O arguido ficou sujeito a prisão domiciliária e proibido de contactos. Está agora com polícia à porta na sua residência em Lisboa. Aguarda relatório social para lhe ser aplicada a pulseira electrónica.
Já segundo informações recolhidas pela TVI, o arguido foi ouvido na quarta-feira pelo juiz Carlos Alexandre. É suspeito pelo menos de branqueamento de capitais.
A prisão do antigo quadro do BES acontece uma semana depois de o Ministério Público ter realizado buscas em residências, bancos e empresas em Lisboa e na Madeira.
Estão em causa as polémicas cartas de conforto de Ricardo Salgado ao investidor ‘Petróleos da Venezuela’, no valor de 260 milhões de euros.
A investigação quer saber se houve intenção de prejudicar o grupo BES. E ainda se o GES montou um esquema financeiro para ajudar a ‘Petróleos da Venezuela’ a branquear capitais.
Investigação ao BES na Madeira passa pela Venezuela
Recorde-se que, no dia 23 de Junho, o juiz Carlos Alexandre, conhecido por liderar as maiores investigações financeiras em Portugal, facto que o fez ficar conhecido como ‘superjuiz’, esteve na Madeira a fim acompanhar uma investigação que está a ser realizada no Funchal ao universo Espírito Santo.
Foram às dezenas os caixotes que se amontoaram e abarrotaram o interior de duas carrinhas na Avenida Arriaga, acção que mobilizou cinco elementos do Departamento de Investigação da PSP, num processo que está a ser conduzido pelo Ministério Público. (diário de notícias)

Olavo jogador do CSM



«...Olavo estava destinado a ser futebolista. Neto do mítico Alexandre Rodrigues e sobrinho do não menos relevante Adelino Rodrigues, cresceu, obviamente, no meio do futebol, acompanhando todos os ‘colossos’ que vingaram no desporto-rei entre as décadas de 60 e 70, inclusive as promessas que nunca se confirmariam.» (diário)

Quem não se recorda do Heitor "o pé canhão"

Em 2015 o Pravda ilhéu referiu este caso do 

BES



João Alexandre é suspeito de quatro crimes
“Confirma-se a detenção do antigo director do Banco Espírito Santo da Madeira”, afirma a Procuradoria-Geral da República ao DIÁRIO.
João Alexandre Silva, antigo director do BES Madeira e ex-representante do banco na Venezuela está sujeito a prisão domiciliária devido a alegados “crimes de corrupção de agentes públicos internacionais, branqueamento e corrupção activa e passiva no sector privado”, relacionado com a investigação ao “Universo Espírito Santo”, confirma a PGR.
João Alexandre, como é conhecido na ilha, está ainda proibido de contactos, “designadamente com outros arguidos do processo”, acrescenta a PGR.
O arguido foi ouvido na quarta-feira pelo juiz de Instrução Criminal do processo, Carlos Alexandre.
Recorde-se que a detenção acontece uma semana depois de o Ministério Público ter realizado buscas em residências, bancos e empresas em Lisboa e na Madeira.
No Funchal, as buscas mobilizaram cinco elementos do Departamento de Investigação da PSP que retiraram da entidade bancária dezenas de caixas onde se lia: Venezuela, África do Sul, Resto da Europa e Palmela.
Nesse dia, a agência espanhola Efe, avançava também que a polícia espanhola também fazia buscas em Madrid, a pedido da justiça portuguesa, que está a investigar o desvio de pelo menos seis milhões da Petróleos da Venezuela e que foram parar a gestores do ministério da Energia venezuelano”. Os fundos terão sido transferidos através do banco Espírito Santo, “daí as buscas na Ilha da Madeira”.
De acordo com o SIC, em causa estão as cartas de conforto assinadas por Ricardo Salgado e por José Manuel Espírito Santo, em que o banco garantia ao investidor Petróleos da Venezuela o reembolso da aplicação feita em títulos de empresas do Grupo Espírito Santo e que estavam já em proteção judicial. As cartas tinham e valor de 260 milhões de euros.
O DIÁRIO apurou ainda que no passado dia 30 de Maio, antes das buscas no Funchal, já tinham sido retiradas da entidade bancária da Avenida Arriaga várias caixas que continham, alegadamente, mais documentação.
O chamado Universo Espírito Santo é o conjunto de sete inquéritos, um deles que integra centenas de queixas de clientes do BES. Existem já mais de uma dezena de arguidos, entre os quais Ricardo Salgado, outros membros da família e antigos gestores do grupo.
Nos inquéritos relacionados com o denominado “Universo Espírito Santo”, até à data, foram constituídos, dezassete arguidos, catorze pessoas singulares e três colectivas, e já foram arrestados mais de 700 imóveis e aplicações financeiras num valor superior a 150 milhões de euros. (ver Diário)

Sem comentários:

Enviar um comentário