«A filosofia utilitarista, que tanto encantou Bentham(1) e Mill (2), deve ser aqui convocada como uma musa caprichosa. Afinal, sobre as questiúnculas da escolha e do salário do doutor Rosalino, os argumentos do Governo de Luís Montenegro nunca se centraram naquilo que ele produzirá, mas naquilo que se poupará. Ora, desde os romanos, que introduziram o conceito de utilitas, sabemos que a utilidade é aquilo que serve para alcançar um fim. Ora, aqui, o fim, ao que parece, não é outro senão a perpetuação de um sistema onde o Estado se alimenta da sua própria lógica circular. Hélder Rosalino é útil porque, sendo inútil no Banco de Portugal, passa a sê-lo no Governo, sem que ninguém, em momento algum, questione a natureza intrínseca da sua utilidade»
(1)Jeremy BenthamO jurista, juntamente com John Stuart Mill e James Mill, foi tradicionalmente considerado como o difusor do utilitarismo, teoria ética normativa que se objetiva a responder todas as questões acerca do fazer, admirar e viver em termos da maximização da utilidade e da felicidade. Ou seja, para ele, as ações devem ser analisadas diretamente em função da tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas. E teria, ainda, buscado a extensão deste utilitarismo a todo o campo da moral (direito, economia, política).
(2)James Mill (Angus, 6 de Abril de 1773 – Kensington, 23 de Junho de 1836) foi um historiador e filósofo escocês e o pai de John Stuart Mill. Foi um partidário do liberalismo e um famoso representante do radicalismo filosófico, uma escola de pensamento também conhecida por Utilitarianismo, a qual defende uma base científica para a filosofia.
«Helder Rosalino foi Administrador do Banco de Portugal, de 2014 a 2024. Auferia 15905 euros por mês (cerca de 20 salários mínimos), para além de muitíssimas regalias.
Em Setembro de 2024, deixou de ser Administrador, mas - pasme-se! - continua a receber os mesmíssimos 15905 euros. Agora chama-se consultor e ninguém sabe o que ele faz. É urgente que o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, venha esclarecer mais este escândalo.
Os cuelhos queriam mamar. Estudassem.
ResponderEliminarEssa xungaria nunca precisaram de estudar. ANDAM TODA A VIDA A MAMAR
Eliminar"Muito obrigada Dr Rafael pela sua verticalidade , honestidade,sentido de justiça, do dever e de Deontologia Mesmo perante tudo e todos o Dr Rafael “ não se verga” É um Senhor e um Ser Humano com características únicas Respeito - o e admiro-o, além de ser um Médico muito bom, competente e humano - amigo do seu amigo Só tenho de lhe agradecer por ter escolhido SMA ( onde estou residente há mais de20 anos) e apraz me registar aqui o agrado e simpatia dos utentes para consigo e também da Equipa de Urgência É uma mais valia para a Comunidade da Ilha de SMA Os meus Parabéns Dr Rafael .Vida Longa para si e Família Sinceros e cordiais Boas Festas da colega ... 🌲🎄🌲💑🙏😘
ResponderEliminarObrigado Gilinho pelo texto
EliminarÉ mais um fugitivo à Justiça Venezuelana
EliminarGosta de se louvar a si mesmo. Já recebeu o seu galardão como dizia o apostolo S. Paulo aos Corintios «
EliminarII Coríntios 10:18
«Os que se louvam a si mesmos já receberam o seu galardão. Há os que se louvam pelos seus conhecimentos, pela sua capacidade de operar maravilhas, pela sua fé, etc.. Quando chegarem ao céu já não têm nada para receber.»
Mas que patético este mérdico. E pensar que foi carinhosamente acolhido pelo Pravda.
EliminarEu publico isto para sustentar que não dou abébias a bandidos. O cuelho queria enterrar-me. Tem de crescer muito. Mas já não Vai a tempo. Burro torto não dá carreira direita.
EliminarUm burro doutor???
EliminarTudo está publicado.
EliminarOs cuelhos deveriam ser assim.. acordem para a vida.
ResponderEliminarPODCAST | Gungunhana. Quando Portugal Raptou um Rei
ResponderEliminarhttps://cnnportugal.iol.pt/podcast/gungunhana/podcast-gungunhana-quando-portugal-raptou-um-rei/20241108/67260965d34ea1acf2702a8d
Mais um enfatado da banca! Ainda há quem defenda este sistema...
ResponderEliminar