segunda-feira, 4 de junho de 2018

Morreu o homem que a mando da CIA criou o Socialismo Soarista em Portugal

  Ou seja: o implantou o "socialismo à moda dos EUA" Esse falso Socialismo Soarista que também canta a internacional mas trai os trabalhadores e a sua luta por uma verdadeira sociedade sem classes.

Morreu Frank Carlucci, antigo embaixador dos EUA em Lisboa

O também ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos morreu no domingo, aos 87 anos. Marcelo recorda-o como um dos grandes vultos de 1974 em Portugal, ao lado do embaixador russo da época.





O vice-director da CIA e ex-secretário de Estado da Defesa americano Frank Carlucci, que foi embaixador dos EUA em Portugal, morreu este domingo, dia 3 de Junho, em casa, aos 87 anos. A notícia foi avançada pelo Washington Post que acrescenta que a causa da morte foram complicações relacionadas com a doença de Parkinson.

Independentemente dos importantes, e distintos, papéis que Frank Charles Carlucci III desempenhou para os EUA, a sua actuação foi também muito relevante para Portugal, por ocasião do 25 de Abril. "Em 1974, quando oficiais militares portugueses derrubaram a ditadura de direita em Lisboa, o então secretário de Estado Kissinger demitiu o embaixador e enviou Carlucci para impedir que Portugal fosse o primeiro país da Europa Ocidental a tornar-se comunista", descreve o Washington Post numa passagem que é fundamental para perceber a importância diplomática e política de Carlucci.
O Presidente da República português recorda-o como "um dos dois grandes vultos" estrangeiros da revolução de Abril: “Frank Carlucci foi um dos dois grandes protagonistas estrangeiros da revolução, ele do lado dos EUA e Arnold Kalinin do lado da Rússia, num tempo que era das duas superpotências", mas salientando a "importância especial" do diplomata americano . 
"Foi um embaixador muito importante, nomeadamente [porque] criou uma cumplicidade estratégica com o futuro Presidente Mário Soares e, num tempo particularmente agitado, teve aqui talvez uma das suas missões diplomáticas mais importantes numa carreira muito longa que terminou ontem, com a sua morte", lembrou Marcelo Rebelo de Sousa.Nascido a 18 de Outubro de 1930 em Scranton (Pensilvânia), Carlucci era um atleta dedicado na sua juventude e chegou a integrar a equipa de luta livre em Princeton, onde se licenciou no ano de 1952 em Relações Internacionais. Fez ainda um MBA em Harvard e passou dois anos na Marinha. A sua primeira missão diplomática no exterior foi no Congo, em 1960, quando de discutia a independência face à Bélgica. Mais tarde esteve no Brasil, na altura do golpe militar que derrubou João Goulart, e aí aprendeu a falar português fluentemente.

Histórias em Portugal




A passagem de Frank Carlucci por Portugal foi curta (1975-1978), mas originou muitas histórias que o colocam no papel de coordenador de todas as actividades da CIA durante o Verão Quente de 1975. Algumas delas são descritas nas 500 páginas do livro Carlucci vs. Kissinger – Os EUA e a Revolução Portuguesa, de Bernardino Gomes e Tiago Moreira de Sá, no qual são analisadas as movimentações dos EUA no período pós-Revolução dos Cravos. Os autores recorreram a documentos desclassificados dos arquivos norte-americanos.
"Tudo o que a CIA fez foi sob o meu comando. Qualquer acção que possa ter desenvolvido destinava-se a executar a política dos EUA, que era apoiar as forças democráticas em Portugal. A CIA era parte da equipa [da embaixada] e eles faziam o que lhes mandava", dizia o antigo embaixador, citado na obra.
"Ele (Kissinger) não descreveu a minha missão em termos específicos. Tratava-se de vir para cá e de ver se era possível que Portugal avançasse no sentido de uma democracia ocidental e como havíamos de lidar com a possibilidade de vir a ser dominado pelos comunistas — que ramificações isso teria para a NATO e para o Ocidente", contou Frank Carlucci ao PÚBLICO em 2006. "Nos primeiros dois meses, passei a maior parte do tempo apenas a ouvir."Carlucci e Kissinger tinham opiniões diferentes sobre Portugal. Enquanto o primeiro defendia que Portugal podia ser salvo para a democracia e parecia empenhado em apoiar os "moderados" (o que lhe valeu o desprezo do PCP e da extrema-esquerda), o segundo defendia, de acordo com os autores, a teoria da vacina. Portugal estava perdido para os comunistas e, por isso, serviria de "vacina" para outros países em transição ou países onde o comunismo tinha crescente influência.

Meu amigo Soares

Num obituário em que a ligação de Calucci a Portugal é protagonista, há que trazer à memória a ligação do americano a um dos pais da democracia portuguesa: Mário Soares. Em 2006, os dois sentaram-se à mesa com o PÚBLICO e aceitaram recordar os tempos do Verão Quente.O encontro aconteceu num sábado à tarde, depois de um almoço oferecido pelo embaixador americano em Lisboa, Alfred Hoffman, na sua residência da Rua de Sacramento à Lapa - onde Frank Carlucci chegou em 1975, enviado por Henry Kissinger. "Quando cheguei, sabe o que era isto? Uma lavandaria. Pareceu-me um enorme desperdício. Com esta vista...", disse Carlucci à jornalista Teresa de Sousa. 
Ali mesmo, na sala onde Carlucci e Soares almoçaram em 2006, aconteceram, 30 anos antes, muitas reuniões secretas. "Sobem-se os três lanços de escada da grande moradia. Falta ainda outro, de degraus mais estreitos e íngremes, vai ser preciso baixar a cabeça até desembocarmos numa pequena cúpula no telhado, alta e recuada. Quase imperceptível para quem olha da rua. Mário Soares precisa: 'A isto chama-se um zimbório'", descrevia Teresa de Sousa.
"O dr. Soares e eu passávamos aqui muitas horas a conversar sobre os problemas políticos portugueses, sobre as relações entre os nossos dois países e como seria possível fazer de Portugal uma democracia de tipo ocidental. Falávamos horas e horas", disse então Frank Carlucci. Mário Soares acrescentou: "Estar aqui ajudava a perceber o que era Portugal e que talvez não fosse assim tão fácil alterar a sua natureza. Como os comunistas pensavam." Na mesma entrevista, o americano fez questão de contar, bem disposto, a sua primeira noite passada em Lisboa. "Na minha primeira noite na embaixada havia uma manifestação à porta. Eu tinha trazido uma velha carrinha para utilizar nas minhas deslocações pessoais, vesti uns jeans e uns ténis, pus um boné, entrei na carrinha e saí pelo portão. Disse-lhes adeus e eles retribuíram." 

Ciúmes do PSD

A proximidade de Carlucci a Soares, instrumental para o desenvolvimento da estratégia norte-americana e fruto de uma boa relação entre ambos, foi desenvolvida à margem do PPD de Francisco Sá Carneiro. O que não agradou ao partido das setas e se manteve durante anos.Assim, em 14 de Dezembro de 1977, uma informação de António Patrício Gouveia a Sousa Franco relata o conteúdo de um encontro que o primeiro manteve com W. Eagens, então "número dois" da Secção Política da embaixada dos EUA em Portugal. “Disse-lhe que estava à espera de uma posição mais comedida, dada a evolução política nacional, mas que notávamos muita animosidade pessoal do embaixador [Carlucci], mesmo  em conversas que não diziam respeito ao PSD”, relata Patrício Gouveia.
E continua: "Deu-me a entender que a embaixada em conjunto estava a trabalhar para melhorar as relações e 'esperava' que o embaixador também (…). Concordou implicitamente que havia alguma diferença entre o embaixador e outras pessoas da embaixada." Com Jimmy Carter na Casa Branca, Washington tentou pôr água na fervura. António Patrício Gouveia refere uma carta de Carter a Ramalho Eanes, então Presidente da República, que, segundo o seu interlocutor Eagens, não tinha "qualquer referência a um apoio completo e explícito de Jimmy Carter a Frank Carlucci."
Curiosamente, foi um primeiro-ministro do PSD - Pedro Santana Lopes - a condecorar o ex-embaixador norte-americano Frank Carlucci com a Ordem do Infante D. Henrique, em 2004. "Se não fosse a acção de Carlucci - disse Santana Lopes em Nova Iorque -, Portugal poderia ter experimentado outro tipo de regime, outro tipo de ditadura depois daquele que enfrentou durante quase 50 anos".A seu lado, Carlucci declarou que o seu trabalho em Portugal durante e após o 25 de Abril de 1974 foi uma tarefa simples mas que o enchia de orgulho. "Fiz apenas uma coisa muito simples, que foi apostar em Portugal e no povo português. O que fiz foi convencer o meu Governo de que a democracia poderia resultar em Portugal, que podíamos ter confiança no povo português".
Mesmo depois de deixar Portugal, o antigo embaixador manteve-se por perto. Esteve, durante vários anos, ligado ao grupo Carlyle - que através da Luso-Oil concorreu à alienação de mais de 40% do capital da Galp - e, em 1997, trouxe para Portugal, com Artur Albarran, a empresa Euroamer, entretanto falida. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário