Ana Paula Godinho: as relações de compadrio no Tribunal Supremo.
É do conhecimento geral no Mundo Judicial que Ana Paula Godinho teve e tem, fortes ligações com, alguns, dos Juízes Conselheiros mais influentes do Tribunal Supremo . Destes destacam-se os Presidentes das secções do Civil e da Família do Tribunal Supremo, nomeadamente as Juízas Conselheiras Joaquina do Nascimento e Teresa Buta.
A fortíssima ligação com aquelas conselheiras e com outros Juízes do Supremo, constituem um grave conflito de interesses, não pela amizade existente entre eles mas porque APG e as respectivas Juízas Conselheiras sempre conviveram socialmente e publicamente e pelo a vontade que Ana Paula Godinho se move nas instalações do Ttibunal Supremo.
A partida, estas relações podiam não levantar qualquer suspeição de favorecimentos nos diversos processos que a APG tem nos Tribunais, principalmente nas secções do Cível, área em que a Advogada é especialista.
No entanto , como se sabe, no passado e , até a presente data, os presidentes das secções do Supremo Tribunal , principalmente a do cível, sempre exerceram uma influência direta que se transformava num verdadeiro controlo dos secções dos Tribunais Provinciais.
A Dra. Joaquina de Nascimento Presidente da secção do Cível tem uma forte relação pessoal e de amizade com Ana Paula Godinho que até permitiu que a Juíza Conselheira e Professora Joaquina do Nascimento indicasse a sua amiga APG para ser a única Advogada escolhida para lecionar na Escola Superior de formação de Juízes, sem nenhum concurso público e sem curriculum académico relevante na Faculdade de Direito da Universidade da Universidade Agostinho Neto.
Este brinde que Ana Paula Godinho recebeu da sua Amiga, a Presidente da secção do Cível , tem permitido que Ana Paula Godinho exerça sobre os Juízes que tinham sido seus alunos e não só, uma influência brutal que lhe permite ter sempre uma grande vantagem em relação a todos os seus colegas de profissão, fazendo com que ganhe sempre ou, quase sempre, todos os julgamentos nos tribunais de primeira instância e claro está todos os recursos que subiam e sobem a secção do Cível do Supremo Tribunal.
Em relação a presidente do Tribunal da Família, Teresa Buta, que é uma das Juízas mais influentes do Tribunal supremo, juntamente com a Juíza Conselheira Joaquina do Nascimento, Ana Paula Godinho é Comadre.
Sem comentários:
Enviar um comentário