segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Artigo de opinião de Dionísio Andrade, que voltamos a publicar pela sua atualidade e importância pedagógica para todos os democratas madeirenses


  «Mário Soares, antigo Presidente da República, antigo Primeiro-ministro, e antigo líder do partido socialista, pai da democracia portuguesa e principal impulsionador da entrada de Portugal na CEE, em 1985, era um homem sem medo, que lutou contra a ditadura fascista, tendo sido preso várias vezes pela PIDE, polícia política de Salazar, e tendo sido deportado para São Tomé e Príncipe, e depois exilado em Paris antes da revolução de abril de 1974.

 Mas, Mário Soares tinha medo de uma coisa - que o poder económico tomasse conta do poder político.

 E, infelizmente, é o que se verifica neste momento na Madeira. PSD, PS e CDS estão nos bolsos dos Donos Disto Tudo, a saber Luís Miguel de Sousa, Avelino Farinha, Dionísio Pestana e Jaime Ramos.

 Eu já não tinha muitas dúvidas do que se estava a passar nos últimos anos na comunicação social na região em termos de liberdade de imprensa, e o cerco que os poderosos que enriqueceram à custa da autonomia, devido aos privilégios que tiveram do jardinismo, dariam o golpe à liberdade de imprensa na região com a compra dos dois jornais diários, condicionando o que lá se escrevia. 

Veja-se o posicionamento do Diário de Notícias que antes anunciava que havia roubo de pedras nas ribeiras, e que depois de Avelino Farinha entrar no capital social da empresa, já não havia roubo de pedras, mas sim limpeza das ribeiras. Em relação ao monopólio dos portos da Madeira, antes havia privilégio ao grupo Sousa, agora é um pagamento pela exploração dos portos da Madeira e Porto Santo. E as minhas previsões sobre o futuro da comunicação social na Madeira ficaram desvanecidas esta semana, quando soube do despedimento de três jornalistas da TSF/Madeira, Nicolau Fernandes, Isabel Vieira e António Ferreira, com a desculpa esfarrapada de ser por questões económicas. Mas o que é dezenas de milhares de euros, para empresários que ganham milhões com a proteção política que têm tido do poder político do PSD, nos últimos 40 anos, e presentemente, com a conivência do CDS e PS?

O objetivo é calar jornalistas incómodos para o regime político e para o poder económico. Espero que o Sindicato dos Jornalistas esteja à altura deste acto cobarde dos poderosos, e denuncie em todas as instâncias nacionais e internacionais esta incongruência de uma rádio de informação trabalhar sem jornalistas, o que é ilegal perante a lei da rádio, e o estatuto do jornalista. O Governo Regional também deveria suspender os apoios a estas empresas de comunicação social que tratam os jornalistas como lixo. Mas conhecendo o histórico dos governantes na Madeira que chamavam os jornalistas de bastardos para não lhes chamar filhos da puta, e escorraçavam jornalistas das suas sedes partidárias e da residência oficial na Quinta Vigia, não espero muita coisa em termos de liberdade de imprensa. Numa democracia, a liberdade de imprensa é um dos seus pilares fundamentais, mas como vivemos numa oligarquia na região, não espero muito dessa liberdade enquanto os eleitores não escorraçarem os coveiros dessa liberdade amordaçada.»

https://fenixdoatlantico.blogspot.com/search?q=liberdade+amorda%C3%A7ada

Luís Calisto à(s) quarta-feira, março 24, 2021



 O reinado de Pedro Calado e Miguel Albuquerque chegou ao fim. Sairam de cena pela porta pequena

A jornalista do regime, consternada com  a queda do seu amo Miguel Albuquerque


Os ídolos da senhora Tânia Spínola cairam

  O líder igreja madeirense ficou muito mal visto pelo apoio dado aos corruptos do Pêpêdê  que governavam a Região Autónoma. Tem de haver distanciamento entre a Igreja e o poder político.


21 comentários:

  1. Isabel Vieira, a mulher do padre das esmolinhas, e o efeminado Ferreira eram muito incómodos de facto para os grandes empresários e para o regime. Uma arranjou um tacho na Câmara, o outro nos Horários do Funchal. O comunista Nicolau não era carne nem peixe, nunca incomodou ninguém, nem dum lado, nem do outro. Arranjar tacho pode ser mais difícil, mas o partido sempre ajuda.

    ResponderEliminar
  2. "A media não é o quarto poder. ELA É O PRÓPRIO PODER"
    https://www.youtube.com/watch?v=CZzzYfL2Nis

    ResponderEliminar
  3. Pai da democracia esse fdp que vendeu Portugal?

    ResponderEliminar
  4. Olha o olhar manhoso do Ireneu (pau mandado) na fotografia

    ResponderEliminar
  5. Por falar em boatos, o Pravda tem caído muito em cima do traidor Bento, dizendo que está preocupado com o fim do seu tachinho. Mas outro preocupado é o seminarista Agostinho do pasquim. Consta que nem dorme desde a prisão do seu patrão avelino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bento deve estar agora a escrever mais uma dúzia de queixas anónimas mas desta vez atacando o ex-patrão para ver se alguém o leva novamente como acessor ainda vai bater ao Chega do francisco gomes o que anda a filmar a mulher no OnlyFans

      Eliminar
    2. A mulher do Francisco prostitui-se no Onlyfans?

      Eliminar
    3. Alguém que ponha aqui o link.

      Eliminar
  6. Este artigo do Dionísio já tem 3 anos? Como é que isto está tão actual? O gajo deve ser bruxo!

    ResponderEliminar
  7. Se tivesses filhos para mandar para a guerra de África, nas antigas colónias portuguesas, não ias dizer que Mário Soares vendeu África. Eram jovens que iam para uma guerra absurda, que serviam apenas de carne para canhão. A minha sorte foi o 25 de Abril, porque já tinha guia de marcha, para reguessar em quatro tábuas de madeira, porque naquela altura não havia urnas para os patas rapadas. Ou és como o Alberto João Jardim que tinha o tio como responsável do fascismo na Mdeira e o colocou a fazer a guerra no QG no palácio de São Lourenço num gabinete alcochoado: Essa guerra eu também fazia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse fdp só não vendeu o pai que não estava em Portugal.
      Nessa altura andava a "ajuntar moedas" de c* para o ar em Paris.

      Eliminar
  8. Porque razão descontamos na conta da luz para pagar a merda da RTP/Madeira e esses filhos da puta nunca convidam o Dioniso Andrade para os debates? Essa canalha merecia uma investigação! Obrigado grande Dionísio esta terra não é para honestos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que seria um erro Dionísio Andrade ir à RTP/madeira, porque é um canal ao serviço do PSD e dos oligarcas, e iria se sujar naquela porcaria que é a informação. Não é por acaso que as pessoas chamam telejardim àquele lixo informativo. Na minha opinião o Dionísio não deve ir limpar e branquear aquele lixo informativo. Quem esteve estes anos todos ao serviço do PSD/M que limpe agora o nome do canal.

      Eliminar
    2. Concordo. Dioníso não vás à RTP! Aquilo é só merda! Até os jornalistas que eram sérios antigamente como o Fernandes Luís chegam lá e cagam-se todos com infinitas cautelas.

      Eliminar
    3. Uns deles chegaram a presidência da assembleia e tudo!

      Eliminar
  9. Um conhecedor de carros clássicos mergulha na história sombria das montadoras americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora gostem de se orgulhar de serem os verdadeiros heróis da guerra com o seu "Arsenal da Democracia", o que fizeram as suas operações no estrangeiro, como a Ford Werke e a Opel? Como se vê, a GM e a Ford tiveram contatos próximos com os nazistas e Hitler, e também produziram material de guerra para eles, como o caminhão Opel Blitz. Essas montadoras jogaram para os dois lados e faturaram milhões no processo. Mas como você reage quando tem conflitos de interesses?
    https://www.youtube.com/watch?v=zM-VcnhcE3A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não percebi a puta de um corno do comentário sobre carros no tempo do nazismo, devo confessar que talvez estou na minha hora de burro como classificou Avelino Farinha, quando Sérgio Marques foi ao parlamento regionaldizer que havia obras inventadas para agradar ao oligarca. moral da história, Farinha foi bater com as arcas à prisão, e Sérgio Marques deve andar a gozar do pagôde!

      Eliminar
  10. Ao tempo que a imprensa não é livre! Desde o tempo do Mário o que se fartou de encher a custa de nós todos sob disfarce de político. Já se esqueceram quando este era questionado por jornalistas a cara que fazia ? Burros é como a classe política nos trata desde 25 de abril… 50 anos e é o que se vê.

    ResponderEliminar
  11. Dá-me um grande prazer ver o ditador Bokassa irritado com Mário Soares, e se justificar que não há imprensa livre só na madeira! Os malandros no continente também não têm imprensa livre. Não me digam que esta pérola do nosso ditador não é de se deitar no chão e rir desalmadamente.

    ResponderEliminar
  12. E o senhor Eduardo Jesus também se anda a safar..

    ResponderEliminar