sábado, 27 de setembro de 2014

150 número mágico da corrupção do PSD

Os 150 mil
A revista Sábado surgiu com a notícia de que decorriam investigações no Ministério Público sobre uma denúncia de Passos Coelho ter recebido ilegalmente cerca de 150 mil euros entre 1997 e 1999. Foi o regresso do «caso Tecnoforma», uma empresa onde Passos fez parceria e negócios com Relvas e de onde se diz que recebeu 4500 euros/mês nos anos supracitados (totalizando 150 mil euros), embora houvesse requerido à Assembleia da República – onde era deputado, à altura – o benefício do «estatuto de exclusividade», para receber na íntegra deste órgão de soberania e ficando legalmente proibido de receber por actividades exteriores.
Valha a verdade que o assunto não é virgem e arrasta-se há tanto tempo que já se fala em «prescrição», a palavra mágica das trampolinices e trampolineiros que prosperam pelo País.
Mas dada a confirmação oficial de que há um inquérito em curso (sem mais detalhes), o chanceler Passos viu-se compelido a declarar que «não foi contactado no âmbito de qualquer investigação» e que «se isso vier a acontecer, colaborará, naturalmente». «Em todo o caso» (como ele gosta de dizer e descontando-lhe o macarronismo pomposo), colaborará na investigação caso seja contactado, «mantendo a convicção de que sempre cumpriu as suas obrigações legais» e, como remate, remete para a AR como «o local próprio» para dirimir a questão.
E há-de ser dirimida a contento, com a maioria absoluta de que por lá dispõe ainda. Não pode é esperar muito, porque vêm aí eleições e a maioria será «entornada», parafraseando Barroso...
Todavia, temos o enigma da «convicção». Quem a invoca, não garante deliberadamente nada, apenas faz prova de fé – e também deliberadamente. Portanto, o chanceler Passos confessa «não saber» se cometeu uma ilegalidade que totalizou 150 mil euros em dois anos, o que deixa perplexa a mais ingénua das criaturas: «não se lembrar» de que andoudois anos a receber 4500 euros/mês parece falta de memória a mais.
Com isto, o número «150 mil» consolida-se como elemento de relevo, no poder político em Portugal.
Começou com José Sócrates, que prometeu 150 mil novos postos de trabalho em 2008 para alcançar a sua maioria absoluta e, quatro anos volvidos, havia novos 150 mil, mas de desempregados.
Neste momento, decorrem investigações policiais aos mandatos de Filipe Menezes à frente da Câmara de Gaia e já se ouve números, como o de acrescentar mais 150 milhões de euros (os milhares passaram a milhões, mas o 150 mantém-se) à já ruinosa concessão à Mota Engil da recolha do lixo de Gaia, por Menezes não ter acautelado a programada mudança de aterro para Sta. Maria da Feira ou, ainda, a dívida de 300 milhões de euros (duas vezes 150) com que deixou Gaia.
Nesta jogatana em que se pratica o «jogo do poder» em Portugal, os 150 mil do chanceler Coelho são apenas mais uma parcela.
Luís Filipe Menezes

Empresa de que Passos foi gestor ficou com a parte de leão de fundos geridos por Relvas entre 2002 e 2004

Lá como cá quem denuncia os corruptos acaba por ser processado pelos tribunais do sistema
A eurodeputada Ana Gomes foi ontem ouvida perante a Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, no âmbito do pedido de levantamento de imunidade parlamentar solicitado pelo ministro da Defesa, afirmando- se, à saída, “completamente tranquila”. A eurodeputada afirma que queria levar o caso à justiça muito antes de o ministro a acusar de difamação, sobre os Estaleiros de Viana. Apesar de não poder levantar a própria imunidade, a eurodeputada do PS acrescentou que está também “completamente determinada em ir por diante nas investigações, nestes e noutros casos”, nomeadamente os submarinos e a Tecnoforma, e que não se deixará intimidar. O eurodeputado Marinho e Pinto, em defesa de Ana Gomes, afirmou que o levantamento da imunidade não deve ser feito “de maneira nenhuma”. (DN/Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário