terça-feira, 3 de abril de 2018

PTP apresenta voto de pesar pela morte do democrata do 25 de Abril, Manuel Viveiros

O PTP apresentou um voto de pesar na Assembleia Legislativa da Madeira, pelo falecimento de Manuel Mendonça de Viveiros, “natural de Machico e mais conhecido por Sr. Miguel, ex-condutor dos autocarros da SAM.
O mesmo faleceu com 89 anos, “mas a sua longa vida deixou-nos um exemplar percurso político que ninguém que o conhecia ficava indiferente”, refere o voto de pesar.
Segundo o PTP, desde o 25 de Abril de 1974, que Manuel Viveiros “tomou partido pelos valores da democracia e da liberdade, assumindo a luta pela defesa dos mais pobres e desfavorecidos da nossa terra”.
“Iniciou juntamente com o reverendo padre José Martins Júnior na Ribeira Seca, a luta pela defesa dos caseiros no seu direito ao uso da terra.  Combateu a forma arcaica de exploração da terra pelos senhorios. Empreendeu juntamente com o padre Martins a verdadeira reforma agrária na ilha da Madeira seguindo à risca o slogan da Revolução dos Cravos “a terra a quem a trabalha”. O seu trabalho foi tão grande que até as forças reaccionárias à Revolução, recém-saídas da FLAMA, tiveram que se render às reivindicações populares, tal foi o sucesso alcançado pela luta em prol da justiça social e da democracia”, insistem os trabalhistas.
Manuel Mendonça Viveiros “lutou contra a célebre ocupação da igreja da Ribeira Seca pela PSP, a 27 de fevereiro de 1985”. acrescenta o PTP, sublinhando que se orgulha “da sua trajectória, da sua luta e do seu exemplo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário