quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Vicente Jorge Silva, um grande jornalista madeirense, que fez história na Madeira e em Lisboa

 


«Recebi a noticia do falecimento do meu grande amigo Vicente Jorge Silva com imensa tristeza, ainda a semana passada falei com ele, e senti-lhe a voz muito debilitada e duma forma que me pareceu de despedida. O Vicente foi o principal mentor do jornal Garajau, nomeadamente na parte gráfica e na sua própria concepção, aliás, foi graças a ele, que tivemos a colaboração de muitos articulistas do famoso jornal Comércio do Funchal.

A prova é esta foto, que tiramos em Março deste ano, em que além do Vicente, aparece à esquerda Henrique Sampaio, que também foi um importante jornalista do chamado jornal Cor-de-rosa e o amigo Eduardo Welsh, que alternava comigo, na Direcção do jornal Garajau, por causa da perseguição judicial que nos era movida. Assim, Vicente Jorge, além de co-fundador do Comércio do Funchal e do Público, também foi co-fundador do Garajau, o jornal que abalou a ditadura jardinista e sua máfia no bom sentido. Os meus sentimentos a toda a família nesta hora de grande consternação. Até um dia amigo Vicente, nunca te esqueceremos!»
-o testemunho de Gil Canha à redacção de Pravda ilhéu

 O ex-deputado José Manuel Coelho, é uma das vítimas da falta de liberdade de imprensa na ilha da Madeira. Vejam o desabafo que ele faz aqui por ter sido durante 6 meses, director do jornal satírico "Garajau"


1 comentário:

  1. Muito bem camarada Coelho.
    Uma justa homenagem a um grande jornalista que lutou e defendeu até ao fim da vida a liberdade de expressão.

    ResponderEliminar