domingo, 31 de maio de 2020

As contradições da extrema direita

 Partidos de extrema-direita, mascarados ou não de liberais, foram buscar a ideologia mais reacionária que o século XIX produziu, como se fossem inovadores radicais contra o sistema… democrático.





   A extrema-direita não deixa de falar em liberdade.
 Não haja ilusões, também a Constituição do fascismo salazarista previa no seu artigo 7º liberdade de expressão, reunião e associação. Mas tudo isto era anulado por legislação, contra as forças "subversivas".
 Para a direita, a liberdade serve para limitar a democracia: direitos e liberdades são para a propriedade capitalista, com os sistemas monopolista e financeiro a controlarem a economia. O que eram antes as "liberdades feudais" – de oprimir a generalidade do povo – torna-se a liberdade para a "propriedade", em primeiro lugar para o grande capital. ver link



Artigo 37.º da actual CRP

«Liberdade de expressão e informação
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infrações cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respetivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou coletivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de retificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos»

Aqui na CRP a liberdade de expressão não é um valor absoluto em si mesmo. É regulado pelos artigos fascistas do Código Penal: 180º,184º e 187º. 

 Concluimos não existe liberdade de expressão em PORTUGAL. A liberdade de expressão é aquela que o juiz quiser

8 comentários:

  1. https://youtu.be/2NKAzOyZBFE

    ResponderEliminar
  2. Música para o comunista mais culto cosmopolita e intelectual de Portugal José Manuel Coelho.
    https://youtu.be/LKHPYw3gnqw

    ResponderEliminar
  3. https://observador.pt/programas/contra-corrente/estamos-a-ficar-nas-maos-dos-ditadores-chineses/

    ResponderEliminar
  4. O Coelho é comunista?
    Então porque anda a publicitar as ideias e a publicar post de membros do Chega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coelho é comunista e sempre foi. Quanto ao facto de ser apoiante do Chega não é de estranhar. Coelho está a ver que já ninguém vota no Ptp toca a arranjar outra barriga de aluguer neste caso o Chega.

      Eliminar
    2. Um comunista com a extrema-direita?
      Isso é como ver um benfiquista no Dragão a apoiar o FCPorto.

      Eliminar
  5. "Chega",é o presente do indicativo do verbo chegar," ele chega" ,e o Coelho, não está a chegar, já chegou há muito.

    ResponderEliminar
  6. Os comunistas e fascistas foram duas ideologias felizmente moribundas que já cheiram a mofo e a repressão, aliás andaram de mãos juntas na aliança comunistas nazis.

    ResponderEliminar