sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dionísio Pestana o PAXÁ TURCO

 


GIL CANHA                                                                                              


A VACA LEITEIRA


Para os senhores leitores perceberem bem os contornos desta reles negociata da compra da SDM ao sr. Pestanudo & companhia, vou comparar a SDM, a sociedade que explora o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e a Zona Franca, a uma vaca leiteira. 

Em tempos pré-históricos da Mamadeira Nova, o governo cedeu o cuidado dessa vaca a um amigo empresário que enriqueceu ao longo do tempo, como um Paxá turco, graças ao leite que tirou copiosamente dessas tetas miraculosas.

Como o tal Paxá queria retirar o máximo das tetas da vaca, deu-lhe de comer fardos e fardos de feno e aveia, sem se importar da sua proveniência; se eram rações roubadas, se era ração misturada com droga, se era ração transgénica, nada importava, o que lhe interessava era sugar tudo o que aquelas tetas lhe davam.

Terminada a concessão da vaca, em novembro de 2016, o Governo, em vez de abrir concurso para ver quem concorria para tratar do bicho, resolveu, por ajuste direto, entregar novamente o animal ao rico Paxá, e por mais dez anos. A entrega de mão-beijada da vaca leiteira ao empresário amigo levantou suspeitas e, enquanto alguns analisavam os contornos da marosca, outros achavam que o animal deveria ser explorado diretamente pelo Governo, e ser ele a tirar o leite todo, outros, que o bicho deveria ir à praça, a ver quem dava mais pelo animal, outros ainda, mais radicais, defendiam que o animal deveria ser abatido, pois comia ração mafiada, produzida por mão-de-obra escrava.

Mas como a ilha é pequena e sabe-se de tudo, veio-se a descobrir que o Presidente do Governo cedera novamente a vaca leiteira ao Paxá, porque o Paxá comprara por uma quantia milionária um hotel completamente falido que era propriedade do próprio presidente do Governo.

Obviamente, apesar de a ilha estar muito perto da costa de África, não quer dizer que não haja gente de olho aberto, e vai daí, fazem queixa à União Europeia e ao Ministério Público, que, alertados, apertam o Governo no sentido de retirar a vaca ao Paxá. 

Cercado por todos os lados e apertado como uvas num lagar, o Governo não teve outra alternativa que não pedir a vaca de volta. E para se desculpar da vergonha de andar com uma vaca leiteira de um lado para outro, como se fosse um pedaço de esferovite, justificou-se candidamente perante os seus cidadãos, dizendo que a 'operação fora recomendada pela União Europeia'.

 Só que havia um problema: o Paxá tinha dado a `massa´ ao Presidente do Governo pela compra do tal hotel arruinado e não podia ficar com as mãos a abanar; vai daí, bate à porta do Governo e diz: - Então, como é amigos!?

O Presidente do Governo, que tem grande amizade pelo Paxá que o salvou da ruína, convence os seus comparsas a pagarem 5 milhões de euros pelo miserável palheiro que albergou a vaca milionária durante estes anos todos. – E não se preocupem que os vilões vão comer com mais esta batatada e nem vão abrir o bico! – sentenciou o Presidente do Governo, com uma risada de estarola, rasgada de orelha a orelha.

Em 1945,  Harry Truman,  Presidente dos E.U.A., disse o seguinte: 'Os vilões de olhos em bico vão levar com mais este pepino…', referindo-se aos desgraçados dos japoneses, quando levaram com a bomba atómica em cima do lombo. Uma semelhança arrepiante com o nosso 'pepino' de 5 milhões de euros, que nos será enfiado a partir de terra e não vindo desabrido dos céus. 

(com a devida vénia do fénix do Atlântico)

Sem comentários:

Enviar um comentário