quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

O Governo dos Ambrósios

 



Todos os anos, por alturas de Natal, surge inevitavelmente o debate do Orçamento Regional, na ALRAM, e nesse mesmo período, curiosamente, também aparece a publicidade de um afamado chocolate, com uma madame vestida de amarelo e o seu chauffeur com fato cinzento e com a respetiva boina de motorista, chamado Ambrósio, a conduzir um Rolls-Royce, sendo um criado subserviente e amigo de satisfazer os caprichos imediatos da sua senhora.  

E o que têm em comum o Ambrósio dos chocolates, e os nossos Ambrósios do Governo Regional, que têm nas suas mãos mais de 2 mil milhões de euros do orçamento regional, dinheiros que são dos nossos impostos? 

Os Ambrósios do Governo Regional, tal como os criados e empregados-de-mesa gostam de servir com requinte e servilismo os grandes senhores, conhecidos pelos Donos Disto tudo (DDT). Estes senhores "paridos" pelo jardinismo corrupto, sussurram à vez, o seguinte: 

- Ambrósio, apetecia-me tomar algo. 

- Paramos, para o senhor tomar algo? – Questiona o nosso “motorista” do Governo

- Não. O que eu queria era algo de bom…

- Compreendo senhor.

- Apetecia-me continuar com o Monopólio dos portos da Madeira e Porto Santo. Satisfaz-me esse desejo de requinte

- Tomei a liberdade de pensar nisso… Senhor. (E carrega no botão e sai o bombom)

- Bravo Ambrósio!

 

Outro DDT faz um novo pedido:

- Ambrósio apetecia-me 5 milhões de euros pela minha SDM.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, os vilões, que horror… paguem isso!


Mais um pedido de um DDT:

- Ambrósio, apetecia-me 6 milhões de euros por um terreno abica-burros no Porto Santo e que abrange o domínio público marítimo.

- Tomei a liberdade de pensar nisso. 

- Bravo Ambrósio, os vilões que abram as suas carteiras e desembolsem isso! Por favor…


Outro DDT faz outro pedido:

- Ambrósio apetecia-me construir o novo hospital.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, não interessa se os preços vão disparar e vão custar duas ou três vezes mais do que estava orçamentado. Os nossos vilões já estão habituados a serem depenados com elegância e distinção!


Outro ainda:

- Ambrósio apetecia-me ter o monopólio das inspeções automóveis.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, se houver lugar a pagar os tais 20 milhões de euros de indeminizações, os vilões que tenham santa paciência e paguem isso!  Eles também já estão habituados a serem deliciosamente rapinados.

 

Mais outro:

 

- Ambrósio apetecia-me mais de 100 milhões de euros para as nossas empresas saírem desta pandemia sem problemas de maior.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, os pequenos empresários nem chegam a tocar nuns míseros cêntimos desses milhões. Que horror! Aquilo é tudo para encerrar, só ficam de pé os amigos da nossa classe e de alta distinção.

Poderia estar aqui dia e noite a recordar os vários episódios dos Ambrósios do GR que satisfazem sempre os desejos dos DDT da Mamadeira Nova, e que precisam dos vilões para, através dos seus impostos, pagarem os desejos destes Grandes Senhores, e votarem sempre nos mesmos para manterem estes Ambrósios sem-vergonha no poder.

PS: Como este meu artigo satírico será provavelmente o último de 2020, desejo aos leitores do Fénix do Atlântico um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

(Escreve Dionísio Andrade no fénix do atlântico)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário